Há muitos anos atrás, quando o mundo vivia a Era Industrial, o foco principal de valorização das organizações da época eram os seus bens tangíveis, ou seja, seu patrimônio físico (máquinas, equipamentos, produtos, etc.). As empresas visavam apenas a sua capacidade de produção e a quantidade de produtos efetivamente vendidos, pensando exclusivamente no faturamento.
Com a evolução, passamos a vivenciar a Era do Conhecimento. Então, a valorização passou a ser mais enfatizada no patrimônio intelectual das empresas: As Pessoas.
Toda organização é formada por pessoas. Pessoas juntas em uma empresa formam uma equipe de trabalho, a qual, se não trabalhar em harmonia, podem gerar conflitos e prejuízos para a organização.
Vejo um time de trabalho como uma engrenagem. Caso um dente esteja gasto, falho ou quebrado, a mesma não irá rodar com a mesma eficiência, sendo que todos os outros dentes sofrerão as consequências. Os integrantes de uma equipe devem sim pensar no seu bem estar individual, deste que não prejudique o bem estar coletivo.
A equipe deve caminhar em uma mesma direção, norteada pelos valores, políticas e objetivos da empresa onde está inserida. Caso cada indivíduo queria caminhar em uma direção diferente, é fato que o resultado não será alcançado, ou então, pode ser alcançado, mas com mais dificuldade.
Trabalhar em equipe significa respeitar a forma de o outro pensar e estar aberto a receber feedback de todos os companheiros de trabalho, independente da posição ocupada. Manter um ambiente agradável e aberto proporciona crescimento e fortalecimento das pessoas que estão envolvidas no processo.
Fico muito feliz quando minha equipe afirma com alegria que nossa empresa é a sua segunda família. Esta experiência, de manter o ambiente agradável entre todos, mas sempre demonstrando autoridade e respeitando as hierarquias e as pessoas envolvidas, sempre me proporcionou tranquilidade e aprendizado junto com o meu time de trabalho.
Agora, pare por alguns momentos e pense na sua equipe de trabalho… Está tudo bem? Existe algo que precisa ser melhorado ou mudado? Como é o diálogo entre as pessoas envolvidas? Será que não é hora desta engrenagem receber uma dose de lubrificação?
Valorizar e respeitar as pessoas não é apenas uma ato necessário no mundo corporativo, mas é uma forma de demonstrar respeito e amor ao próximo, um dos ensinamentos mais preciosos ensinados por Jesus Cristo.
Fernando Pessoa escreveu “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem”.
Conte comigo.
Forte abraço e que Deus abençoe… Sempre!
Sobre o autor:
Danillo Xavier Saes: Empresário, professor e palestrante. Especialista em Gestão Empresarial. Diretor da empresa ONLINE Treinamentos e Informática. Professor universitário. Atua em treinamentos na área de gestão e comportamental como Equipe, Liderança, Motivação dentre outros. De forma dinâmica e promovendo a interação com os participantes, proporciona momentos de reflexão e troca de informações, através de experiências vivenciadas no cotidiano profissional.
twitter: twitter.com/danillosaes
Prof. Saes, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco. Ao ler seu texto fiquei fazendo um feedback das minhas últimas equipes que geri e tentei trabalhar dentro deste víeis de horizontalidade. Ao responder suas perguntas fiquei muito feliz ao perceber que estava no caminho certo. Lidar com pessoas é reconhecer que todos nós temos contribuições para dar e receber, e que os valores fundamentais para boa convivência necessita ser ensinado através de práticas que respeitem o ser HUMANO no sentido pleno desta palavra. Parabéns!
Concordo plenamente, mas fica a seguinte pergunta: Já que a evolução se processa por ondas e estas ondas se cruzam entre si e estamos em níveis diferentes de evolução, todos os empresários sabem realmente o que é uma equipe ? Será que eles usam este tipo de raciocínio, uma minoria eu sei que usa mas a maioria não sabe nem o que é Marketing. Acham caro contratar um profissional quanto mais uma equipe. Existe muito preconceito e pouco conhecimento. Meu segmento de atendimento é muito difícil, um verdadeiro garimpo e depois uma grande lapidação, a primeira e a segunda onda ainda influenciam a terceira onda. Vai levar um pouco de tempo para acontecer a libertação das mentes dos conceitos desatualizados.