Especialista esclarece em livro as 100 principais dúvidas sobre o burnout

Especialista esclarece em livro as 100 principais dúvidas sobre o burnout

A obra de Marcos Mendanha aborda a relação da síndrome do esgotamento profissional com o suicídio, depressão e estresse crônico

Caracterizada por esgotamento, exaustão, distanciamento afetivo do trabalho (e das pessoas do trabalho), além da sensação de ineficácia, a síndrome de burnout, que foi classificada  recentemente pela  Organização Mundial da Saúde (OMS) como fenômeno ocupacional.  Com tantas dúvidas sobre o tema, o lançamento do livro O que ninguém te contou sobre o burnout, do médico e advogado, especialista em saúde ocupacional, Marcos Mendanha, traz as principais respostas sobre o assunto.

Após muitos anos de estudo e especialização na área, na obra publicada pela Editora Mizuno, o autor esclarece um ponto importante sobre a diferença entre burnout, depressão e estresse. “Conforme a OMS, o burnout se assemelha à uma fadiga ligada ao ambiente profissional e as relações ali estabelecidas. Já a depressão, sendo multifatorial, pode ser provocada por fatores genéticos, de personalidade, estressores crônicos diversos, relações interpessoais ou algum evento traumático que a pessoa tenha vivenciado”, explica Marcos.

Porém, é preciso estar atento! Apesar de não ser considerado uma doença propriamente dita pela OMS, o burnout, quando não identificado ou tratado corretamente, pode evoluir e se transformar em uma doença mental, como depressão, transtorno de ansiedade etc. Para além das intervenções médicas acompanhadas por medicação ou terapias, o especialista revela que a mudança de hábitos também é essencial para a recuperação. “A cura para o Burnout é um tratamento multifatorial voltado à recuperação do indivíduo, que inclui também a importância de atividades físicas e mudanças nos hábitos alimentares e na vida como um todo, além da ajuda tradicional da medicina”.

O livro O que ninguém te contou sobre o burnout está disponível nas principais livrarias digitais, e chega como um alerta para a relação entre a saúde mental e o trabalho. “O objetivo é trazer clareza sobre esse tema complexo e cada vez mais discutido”, finaliza Mendanha.

Dr. Marcos Mendanha
Médico do Trabalho

Sobre Marcos Mendanha

Dr. Marcos Mendanha é Médico do Trabalho, Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas. Advogado especialista em Direito do Trabalho. Autor dos livros “O que não te contaram sobre Burnout – Aspectos práticos e polêmicos” (Editora Mizuno). Coautor do livro “Desvendando o Burn-Out – Uma Análise Multidisciplinar da Síndrome do Esgotamento Profissional” (Editora LTr). Diretor e Professor da Faculdade CENBRAP. Coordenador do COSMO (Congresso de Saúde Mental Ocupacional). Consultor de Saúde Ocupacional Corporativa.


 

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.