Estresse

Sandra Barros

Faz alguns anos que a maioria das pessoas se queixa de estresse. Você mesmo já deve ter feito isso inúmeras vezes. Mas o que é o estresse e porque ele acontece?

Primeiro o que não é estresse. Quando estamos cansados, porque trabalhamos um dia todo, ou recebemos visitas em casa num domingo e no final do dia estamos irritados e impacientes, esses sintomas são, provavelmente, resultado do cansaço e, portanto, podem ser um fato isolado por conta do dia intenso. Não é estresse.

Sintomas como insônia, dores de cabeça, irritabilidade, baixa disposição para se levantar pela manhã, picos de ansiedade, baixa concentração, aumento ou baixa do apetite, entre outros devem ser pesquisados se presentes por volta de três meses. Isso porque podem ou não ser estresse. A primeira coisa que se deve fazer é ir a um medico e pesquisar se há algum componente físico que esta causando algum desses sintomas. Não deixe pra lá. Não ache que “é assim mesmo”. Pesquise!

Mas, se você pesquisou e não encontrou nada físico é estresse. E quem é o grande vilão: seu estilo de vida. Transito, trabalho, dificuldades financeiras, pessoas fisicamente doentes em casa, filhos, conflitos, entre outras situações às quais todos nós estamos sujeitos, podem nos levar ao estresse dependendo de como lidamos com elas.

Nesse caso faça uma lista do que te incomoda: situações da sua vida que te deixam desconfortável. Agora é reaprender a lidar com elas de um jeito diferente, que te faça menos mal. E, se não conseguir pensar “fora da caixa”, procure apoio de uma pessoa isenta.

E fica o alerta: estresse ainda não é considerado uma doença, mas pode causar danos psicológicos, emocionais e físicos muito sérios! Aprenda a considerar os sinais e a tomar providências para reverte-lo reaprendendo a lidar com as situações da sua vida!

Muitas vezes achamos que estamos estressados e podemos não estar. Pode ser um momento ou pode ser que estejamos fisicamente doentes. Se for estresse cabe a você encontrar formas diferentes de lidar com os fatos da sua vida (peça ajuda, se precisar). Viver bem requer cuidar de si mesmo.

Sobre a Autora:

Sandra Barros é Psicóloga, com mestrado em Administração de Empresas. Formada em coaching ICI (Integrated Coaching Institute). Experiência de 36 anos como psicóloga clinica e organizacional, consultora e cargos de direção em empresas.

Email: psicologasandrabarros@gmail.com

Profile: https://www.linkedin.com/in/sandrabarros2501/

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.