Falar em público, eu?!

Fran Winandy

Um belo dia você é convidado a fazer uma palestra. Seu estômago dá cambalhotas, num misto de alegria, medo e ansiedade: será que vai dar conta do recado? Será que você tem algo de tão interessante para falar?

Sim, se você foi convidado é porque domina algum assunto de interesse de outras pessoas, portanto, a primeira coisa a fazer é colocar essa insegurança de lado e partir para o planejamento do conteúdo da sua palestra. Embora não haja uma receita para isso, vou contar como eu faço nesses casos.

Em primeiro lugar, defino o que pretendo comunicar, ou seja, o que eu gostaria que as pessoas que estão na plateia levassem para casa ao final da minha palestra. Parece simples, mas não é. Uma palestra tem que trazer algo novo e interessante para quem assiste, sejam 5 ou 500 pessoas. Pense nisso como um presente que você vai oferecer para quem decidiu deixar tudo de lado para te ouvir.

Em seguida, monto a estrutura da apresentação, que em geral têm uma introdução, conceitos principais, apresentação de resultados de pesquisa, impactos no contexto e conclusões.

Penso então no quanto o assunto pode provocar de curiosidade e como pode fazer diferença na vida das pessoas. Começo a montar a palestra, fazendo diretamente os charts, pesquisando imagens relevantes e tornando-a mais bonita.

Ao terminar, repasso algumas vezes e vou cortando. Palestras longas são tediosas, assim como charts com poucas figuras ou muitas palavras.

Faço isso durante alguns dias, procurando exercitar a minha empatia com quem vai assistir. Treino a apresentação. Gravo no meu celular e assisto. Deleto e gravo de novo, até ficar do jeito que eu gosto. Por fim mostro para algumas pessoas que sei que me darão uma opinião sincera.

Depois disso tudo, me sinto pronta, embora saiba que entrarei nervosa de qualquer forma!

Falar em público é algo que assombra a maior parte das pessoas. Essa angústia ocorre porque queremos o apoio e o respeito das pessoas e para que isso aconteça temos que nos preparar. Dicas para falar em público são sempre bem vindas!

Sobre a Autora:

Fran Winandy é Psicóloga com MBA em RH e Mestrado em Gestão Humana e Social  nas Organizações. Com 30 anos de experiência na área de RH, é sócia de Consultoria, professora de Pós Graduação e especialista no tema Diversidade Etária.

Contato: https://br.linkedin.com/in/franacalantis/pt

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.