A Geração Alpha, nascida a partir de 2010, chegará ao mundo corporativo na próxima década, trazendo consigo uma onda de proeza digital, diversidade e um conjunto exclusivo de desafios e oportunidades. Com a previsão de que seu número aumente para surpreendentes 2 bilhões até 2025, as organizações precisam começar a preparar suas estratégias de aprendizagem para garantir que estejam bem equipadas para aproveitar todo o potencial disponível.
A chegada da Geração Alpha no mercado de trabalho será um momento de transformação para os empregadores. À medida que essa geração totalmente digital entra na força de trabalho, as organizações precisarão reavaliar suas estratégias. Adotar a tecnologia, fomentar a diversidade, promover a aprendizagem colaborativa e personalizada e fazer a transição para um modelo de aprendizado contínuo será fundamental para garantir que as empresas permaneçam competitivas e relevantes. Adaptando-se agora às necessidades da Geração Alpha e, ao mesmo tempo, atendendo às exigências de outras gerações, as organizações podem preparar sua força de trabalho para o futuro.
Abaixo, Janice Burns, Chief Transformation Officer da Degreed, compartilha conselhos sobre como preparar o local de trabalho para as gerações futuras:
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O conhecimento digital é a nova norma: “Nascidos em um mundo em que o iPad, o Instagram e o termo ‘aplicativo’ reinam supremos, a Geração Alpha está permanentemente conectada e tem nas soluções digitais uma parte integral de suas vidas. Eles também adotam tecnologias como mídias sociais e smartphones mais rápido do que as gerações anteriores. Para os empregadores, isso significa que a tecnologia precisa ser integrada em todas as partes da experiência do funcionário, desde a integração e o gerenciamento de desempenho até o treinamento e desenvolvimento (T&D). A Geração Alpha leva um estilo de vida dominado por telas e de acesso instantâneo e espera ter as mesmas experiências no trabalho.”
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Conexões sociais ganham ainda mais importância: “A Geração Alpha cresceu imersa em mídias sociais e, assim, as conexões online têm uma grande influência em suas vidas. Suas identidades geralmente estão ligadas a seus seguidores e/ou influenciadores em suas vidas, portanto, eles buscarão ativamente pessoas para servir de modelo enquanto navegam por suas carreiras. Os empregadores podem aproveitar esse contexto para criar comunidades lideradas por ‘influenciadores da empresa’ para inspirar a Geração Alpha a aprender com especialistas internos. A mentoria pode ter uma dinâmica semelhante, dando-lhes ideias de novas habilidades a serem desenvolvidas. Os integrantes dessa geração também podem ser incentivados a produzir vídeos e outros conteúdos para compartilhar suas habilidades com outras pessoas, criando um local de trabalho colaborativo e social centrado no desenvolvimento de habilidades.”
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O aprendizado visual será essencial: “Graças à sua exposição precoce e contínua às telas, a Geração Alpha provavelmente preferirá formatos visuais ao aprender novas habilidades. Vídeos, gráficos e imagens podem ajudar a apoiar a aprendizagem escrita e em sala de aula para atender a essa preferência. Para reforçar o aprendizado, oferecer experiências práticas ajudará essa geração a entender como aplicar seu conhecimento teórico em uma função.”
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A autonomia como regra: “Assim como a Geração Z, a Geração Alpha favorece a autonomia em suas vidas, especialmente quando se trata de tomada de decisões pessoais e de sua identidade digital. Para os empregadores, dar à Geração Alpha oportunidades de conduzir sua jornada e desenvolvimento de carreira os ajudará a encontrar o equilíbrio certo com essa faixa etária. O aprendizado personalizado será fundamental, pois mostrará a essa geração que suas necessidades e interesses são reconhecidos pelo empregador. O mesmo acontecerá com a concessão aos funcionários do controle sobre os dados de suas habilidades. Esses dados desempenharão um papel cada vez maior nos futuros locais de trabalho para moldar a carreira e o desenvolvimento de alguém. Os perfis de habilidades pessoais se moverão com cada indivíduo de função para função, de empregador para empregador.”
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A geração mais diversificada de todos os tempos: “A Geração Alpha também tem a distinção de ser a geração mais diversificada da história, abrangendo não apenas a diversidade demográfica em termos de etnia e gênero, mas também um amplo espectro de gostos, estilos de vida e pontos de vista. Essa abertura a diferentes perspectivas e experiências servirá bem à Geração Alpha em um futuro em que a automação, a inteligência artificial e inovações tecnológicas influenciarão constantemente suas vidas. À medida que a Geração Alpha se juntar à força de trabalho, sua abertura também ajudará a reforçar as culturas inclusivas. No entanto, as organizações que não tiverem programas impactantes de diversidade e inclusão ficarão em desvantagem, pois essa geração espera um local de trabalho que acolha e respeite a todos.”
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A necessidade de aprendizado contínuo: “A Geração Alpha ficará no mercado de trabalho por mais tempo, pois sua expectativa de vida será maior do que a de qualquer geração anterior. Com o ritmo atual de desenvolvimento da tecnologia, eles podem esperar ver suas funções serem alteradas repetidamente por novas invenções. Transformar o aprendizado em um hábito os ajudará a navegar em suas carreiras sob constante mudança. Por necessidade, a Geração Alpha se tornará especialista em aprimorar, requalificar e se reinventar constantemente para permanecer empregável no futuro.”
Biografia
Janice Burns é uma estrategista e futurista do capital humano. Ela desenvolve e implementa programas de desenvolvimento e gerenciamento de talento que impulsionam resultados de negócios. Ela foi a primeira CCEO (Chief Career Experience Officer) da Degreed e, em 2021, assumiu o cargo de CPO (Chief People Officer). Antes da Degreed, Janice passou 28 anos na Mastercard, onde atuou como CLO (Chief Learning Officer), liderando a concepção e a implementação de experiências de aprendizado e desenvolvimento para funcionários no mundo todo, bem como desenvolvendo estruturas para aprimorar as capacidades e eficácia gerenciais. Antes de exercer o cargo de CLO, Janice foi a Chefe de Recursos Humanos para Produtos e Soluções Globais e Chefe de Diversidade da Mastercard. Ela tem um mestrado em Administração Pública da New York University e completou a graduação na Wesleyan University.
Sobre a Degreed
A Degreed é uma plataforma tecnológica que combina ferramentas de aprendizagem permanente com desenvolvimento baseado em dados para que as organizações consigam coletar, entender e desenvolver as habilidades que geram mais impacto e, assim, promover a evolução da sua força de trabalho.
A Degreed é a única plataforma de aprendizagem que facilita a rotina das organizações na hora de disponibilizar materiais educativos no dia a dia, promover o desenvolvimento profundo de habilidades, oferecer benefícios educacionais, gerar insights em tempo real sobre aprendizagem e acionar serviços de especialistas, tudo isso conectando-as ao ecossistema aberto mais robusto do mercado. Todos os dias, mais de 9 milhões de aprendizes de centenas de multinacionais usam a Degreed para conquistar as habilidades necessárias para avançarem profissionalmente.
Fundada em 2012, a Degreed assumiu a missão de “ir além dos diplomas”, viabilizando o reconhecimento de todo tipo de habilidade, independentemente da forma de aquisição. A empresa tem sede em Pleasanton, na Califórnia, e escritórios em Salt Lake City, Nova York, Londres, Amsterdã e Brisbane.
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