“Ninguém lembra do segundo lugar!”
(Gilclér Regina)
Desde que o ser humano existe, ele briga para ser o primeiro. Basta ver a história dos filhos de Adão, aquele que sentiu que não era o primeiro caiu na besteira de matar seu irmão.
O segundo colocado chega apenas um milésimo de segundo atrás… Ah! problema dele, os flashes serão para o primeiro, o pódio será para o primeiro, a mídia, os abraços, os contratos…
Queremos sempre o número um, o melhor produto, a melhor casa, a empresa, o funcionário, o carro e até a xícara… Segundo colocado ninguém quer, ainda mais num país como o nosso, onde é melhor ser lanterna que vice-campeão.
Por aqui, vice normalmente não é nome de rua.
Aliás, não é apenas cultura do nosso país. Eu pergunto: A coisa negativa quando é extrema, acaba sendo lembrada no sentido “primeiro” de cabeça para baixo. Vamos lá: quem aí lembra qual foi o segundo maior naufrágio da história?
Pois é, até uma criancinha sabe que o primeiro, pelo menos, o divulgado pela grande mídia, é o afundamento do Titanic.
Assim seguimos na cultura do primeiro lugar, do livro mais vendido da semana ou do mês, idem para os CD’s ou mesmo para as TVs, ou seja, tem sempre um “liderzão” na parada.
Ouvi de um publicitário que não dá para assistir a segunda melhor novela para depois de oito meses descobrir que a primeira era melhor mesmo. E ainda, nesta cultura, quem ganha prata chora, perde porque sabe que o olimpo é do ouro.
Para ser primeiro penso que o maior passo é pensar ser “o primeiro”, ter atitude de “primeiro”, motivação de “primeiro”. Se você não vai aonde todo mundo vai, você tem uma cabeça diferente.
Quando vemos pessoas se destacando, construindo uma “estrada de campeões”, precisamos observar que essas pessoas estão fazendo aquilo que outros não quiseram fazer.
Penso também que é muito importante ser o primeiro em equilíbrio, em regularidade…Não adianta ser um competente técnico de mão cheia e ser ruim de relacionamento com os colegas. A história é recheada de primeiros lugares, mesmo empresas, que já deixaram de existir dando lugar a outras que fixaram sua marca na memória dos consumidores.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Sobre o autor:
Gilclér Regina, palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2500 palestras realizadas no país e exterior.
site: www.gilclerregina.com.br
email: contato@ceag.com.br