Motivação Não é Cesta Básica!

Gilclér Regina
Gilclér Regina

“Acredito que o erro número “um” das empresas é não perguntar o que motiva”

(Gilclér Regina)

As pessoas tratam a motivação como se fosse uma festa de final de ano, uma confraternização. Não é.

Motivação é coisa séria, é ciência, é estudo do comportamento humano e quanto mais competitivo for o mercado mais ousado devem ser o treinamento de pessoal com foco em motivação e as ações de marketing.

A motivação humana ganha muito em importância para as ferramentas de gestão e tomadas de decisão em planejamento, execução e resultados.

Hoje buscamos um time que converge para o alvo, para as metas, construindo uma cultura interna onde todos falam a mesma língua visando sempre os resultados que mantém a empresa muito viva.

Nenhum animal conhecido na Terra supera o ser humano que nasce com um cérebro do tamanho de um tomate (portanto não nasce pronto como produtos, por exemplo) e na sua fase adulta tem o tamanho de um pequeno mamão (e tem que continuar se desenvolvendo).

A vida é isso: Movimento. A falta de uso atrofia e enferruja. Um relacionamento, o trabalho, as ações, as atitudes, o estudo… Tudo só tem valor se continuar se mexendo. Quem fica parado é poste e ainda sofre as investidas de um pequeno cão.

A motivação que as empresas devem buscar para suas equipes devem visar comprometimento das pessoas, foco, atitudes e ações que visem resultados. Afinal, vivemos mesmo de resultados.

Muito mais do que algo simples que podemos chamar aqui de cesta básica, visamos uma motivação com responsabilidade pelo perfil da empresa, do negócio, suas políticas, sua filosofia e o respeito aos membros da equipe, seja para os mais antigos ou acolhendo os mais novos, na busca intensa pela reciprocidade das pessoas.

O ser humano hoje não quer se sentir um figurante. Ele quer se sentir participante.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

 

Sobre o autor:

Gilclér Regina, palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2500 palestras realizadas no país e exterior.

site: www.gilclerregina.com.br

e-mail: contato@ceag.com.br

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2 Respostas para "Motivação Não é Cesta Básica!"

  1. Gilclér,
    Boa tarde!
    Parabéns pelo artigo. Além de muito bem escrito, tem conteúdo e informação preciosa para as empresas e respectivo colaboradores.
    Penso da mesma forma e sempre procurei e ainda hoje procuro, buscar nas equipes que convivo, o que os motiva.
    Aí está o segredo do sucesso.
    Abraço e boa sorte.
    Luiz Ribas

  2. Prezado Gilcler,
    Gostei muito do artigo. Pois é, por conta da busca desesperada e incessante pelos famosos (ou seriam malditos ?) números, resultados, quotas, faturamenbto, as empresas acabam deixando de lado aspectos importantes que fazem parte do “jogo do negócio”. Afinal estamos falando de seus soldados e do mínimo de preparo e de comprometimentoi que devem ter, ou que se espera que tenham.
    Creio que este termo caiu em desuso, mas nos bons e saudosos tempos, lá pleos idos dos anos 70 e 80, havia aquela garra, quase que uma verdadeira paixão, aquele lance de “vestir a camisa” da empresa. E nunca mais se ouviu falar nisso; e o pior é que a expressão não foi substituída por outra. Então, cabe a pergunta: será que já não se veste a camisa da empresa ? Será que já não existe todo este envolvimento e comprometimento com a empresa em que trabalhamos ? Creio que parte da resposta repousa no advento dos empregos e vínculos empregatícios no estilo PJ (Pessoa Jurídica) porque através dele ou por ele as empresas e organizações, de certa forma, acabam sendo vistas de uma forma mais fria, um relacionamento não tão enroscado, entrelaçado, com cumplicidade.

    E isso acaba sendo interpretado como um ligeiro afastamento que, para a empresa, pode ser bom (e aí mais uma vez uma visão bastante pecuniária, monetária, de custo, de despesa, de lucro) num primeiro momento, no curto prazo, mas que no médio e longo prazo como dão a entender que estão mais preocupadas com as vendas, a quota, o faturamento.

    E, com estas ações e iniciativas, isso acaba gerando também por parte dos “colaboradores” um compromisso mais frio, e a camisa permanecerá pendurada no cabide. E tantos termos curiosos para selar os relacionamentos entre empresas e empregados ou colaboradores passam a ser cunhados por conta disso: PJtinha, … e no outro dia me deparei com um tal de CLT Flex. Meu Deus, num primeiro momento cheguei a achar que seria para indicar que podia consumir alcool no local de trabalho, afinal o termo Flex está bem enraizado e associado ao alcool.
    Prezado Gilcér, mais uma vez, parabens pelo artigo. Rui Natal

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