Para abordar este tema que é muito importante tanto para as empresas e gestores como para mim em particular, gostaria de vos contar algo que se passou comigo.
Em 2009 fui convidada para dirigir o departamento de engenharia e consultoria da sucursal em Portugal de uma empresa internacional de engenharia e consultoria.
Tinha sido informada pela administração que “as coisas não estavam bem, os funcionários estavam descontentes com as mudanças que tinham vindo a ser implementadas e que a produtividade estava nos níveis mais baixos de sempre.”
Era a terceira gestora em pouco mais de 2 anos.
Quando, no primeiro dia entrei na empresa, estava apreensiva mas confiante e esperançada que a situação não fosse tão má como me tinham dito. No entanto…
Antes de avançar com a história voltemos ao tema principal: Como motivar os seus colaboradores?
Antes de mais, o que é a Motivação? Motivação é contagiar o próximo com a nossa vontade de ter sucesso.
É o que faz o ser humano avançar, e se o ser humano avançar a organização que serve também avançará.
Pessoas motivadas apresentam energia e entusiasmo no desenvolvimento das suas tarefas. Preocupam-se mais com a realização pessoal do que com recompensas que resultem do sucesso, confiam nas suas capacidades aceitando responsabilidades com gosto e encaram as mudanças como um desafio.
Pelo contrário, pessoas desmotivadas apresentam sinais contrários e que um gestor deverá saber identificar, como sejam:
- Resistência a mudanças e elevada desconfiança.
- Trabalhos mal executados e atrasos na sua execução.
- Apatia, passividade e indiferença pelo trabalho.
- Falta de cooperação no ultrapassar de problemas e dificuldades.
- Pouca pontualidade e elevado absentismo.
- Mau humor e falta de brio.
Bastaram uns dias na empresa para perceber que todos os colaboradores, com maior ou menor intensidade, denotavam os sinais referidos acima, ou seja, estavam Desmotivados!
Sendo a motivação um dos principais impulsionadores da produtividade e do sucesso de uma organização estava explicada, em parte, a falta de produtividade que se verificava.
Existem alguns procedimentos que um Gestor deve adotar se quiser motivar os seus colaboradores:
- O Gestor deve dar o exemplo com a sua própria motivação.
- A Motivação é um trabalho contínuo.
- Indique uma Meta clara e objetiva.
- Mostre reconhecimento – Elogie o trabalho dos seus colaboradores.
- Integre os seus colaboradores numa equipa.
- Envolva os colaboradores sempre que possível nos processos de decisão.
- Apresente desafios exequíveis – é uma técnica bastante eficaz.
- Promova a progressão.
- Dedique-se a conhecer os seus colaboradores, para perceber o que é que motiva cada um. Todas as pessoas são passíveis de serem motivadas.
Dia após dia fui implementando cada um destes procedimentos. Comecei pelo que considero mais importante: Tornar bem visível a motivação do Próprio Gestor.
Algumas semanas depois consegui a primeira de muitas vitórias. Um dos meus colaboradores no final do dia disse-me: ”Á muito tempo que não me sentia tão satisfeito na empresa. Consegui finalizar uma grande quantidade de trabalho que tinha pendente! Não sei porque não o terminara antes!”.
Peter Druker afirmava: “Os gestores muitas vezes não sabem como motivar os colaboradores mas sabem como desencorajá-los”.
obs: este artigo, propositadamente, foi postado em sua formatação original, com o português normalmente utilizado em Portugal!
Sobre a Autora:
Helena Rollo, Licenciada em Engenharia Civil pelo IST – Instituto Superior Técnico – Lisboa. Project Management e Especialista em Infra-estruturas Hidráulicas. Formadora e Practitioner em PNL – Certificação Internacional pelo ITA – International Trainers Academy of NLP.
e-mail: mhrollo@sapo.pt
O como motivar pode ser colocado, também, como não desmotivar. Uma das maiores dificuldades que se encontra, é o baixo tempo despendido pelas lideranças para assuntos de pessoal. Há quase um subgerenciamento, especialmente porque tratar com gente requer paciência e empatia. Há líderes que simplesmente não conversam com as pessoas de seu time, ou se o fazem, é somente para tratar ou cobrar o trabalho. Desta forma, como conhecerão seus subordinados, e sem os conhecê-los não saberão em que estágio de motivação se encontram.