A empresa contratou uma consultoria especializada para engajar líderes na busca por uma comunicação mais empática com suas equipes
São Paulo, 22 de outubro de 2020 – Quem nunca ouviu alguma crítica no ambiente de trabalho e se sentiu ofendido? Ou qual líder já não chamou a atenção de um colaborador de uma maneira mais dura e foi taxado de carrasco? Se, por um lado, é importante que os colaboradores se sintam confortáveis em expressar suas ideias – mesmo sendo opostas às propostas de seus líderes – por outro lado, esse comportamento pode ser difícil de ser colocado em prática, já que nossa cultura tem medo do conflito e busca evitá-lo.
Esse cenário representa um extremo desafio para as empresas, que têm demandas cada vez mais crescentes por ampliar a comunicação eficaz e empática. A quarta revolução industrial e as suas perspectivas sobre o futuro do trabalho fazem com que a capacidade de expressão e diálogo seja uma habilidade importante para a solução de problemas corporativos.
Neste contexto, a Leo Madeiras – maior distribuidora de insumos para marcenaria e indústria de móveis do Brasil – contratou a consultoria da House of Feelings (HOF) para realizar um trabalho de Comunicação Não Violenta (CNV) com seus líderes.
O treinamento faz parte de um grande Programa de Desenvolvimento de Liderança, iniciado em 2018 pela Leo. Cerca de 90 pessoas das lojas próprias e parceiras de todo o Brasil, participam do trabalho para criar uma sinergia maior entre as áreas, além de um fluxo melhor de trabalho.
Neste ano, o foco do Programa é: CNV, cultura do cuidado, neurociência, psicologia positiva e felicidade no trabalho. “Dentro deste contexto de treinamento, entendemos a necessidade de desenvolver nos profissionais, habilidades para uma comunicação empática e consciente com as equipes. Por isso, convidamos a HOF para execução de um programa de CNV”, conta Vanessa Fontoura, diretora de RH e Projetos da Leo Madeiras.
A House of Feelings é uma consultoria especializada em sentimentos que auxilia Gestores de Pessoas (RH’s) a desenvolver uma estratégia mais acolhedora e humana.“A CNV é uma prática onde refletimos sobre as nossas necessidades e a do outro, identificando o que está por trás de cada mensagem e da forma de falar por meio da empatia. Ela é especialmente valiosa em situações de conflito, quando alguns líderes tendem a agir de forma autoritária, movidos por emoções que trazem alta carga de agressividade para a comunicação”, ressalta Lísia Prado, uma das sócias da HoF.
O próprio Fórum Econômico Mundial lista a inteligência emocional, negociação, flexibilidade e empatia como algumas das habilidades mais importantes para enfrentar os desafios do mundo corporativo. A comunicação violenta gera desmotivação, reduz o engajamento, o envolvimento e, claro, compromete a entrega das pessoas ao trabalho.
“Ao identificar os sentimentos e as necessidades podemos nos responsabilizar por ele e então falar o que realmente está acontecendo e o que se espera do outro”, explica Virginia Planet, uma das sócias da HOF.
“Estamos muito felizes por realizar esse treinamento com a House of Feelings. Temos certeza que a expertise e a sensibilidade delas agregarão muito a toda equipe”, finaliza Vanessa.
Sobre a Leo Madeiras
Fundada em 1943, a Leo Madeiras evoluiu de uma loja na Rua do Gasômetro, no bairro do Brás, região central da cidade de São Paulo, para a maior distribuidora de insumos para marcenaria e indústria de móveis do Brasil. Atualmente, a rede de lojas dispõe do maior estoque e variedade do setor, com mais de 15.000 produtos ofertados entre os quais também constam itens de marca própria.
A Leo Madeiras conta com 101 unidades distribuídas em 24 estados brasileiros, Cidade do Leste e Assunção no Paraguai. Com uma equipe de mais de 3 mil profissionais, a empresa ainda possui um depósito central e uma sede administrativa no bairro da Lapa, também na capital paulista. Todas as lojas da rede estão em pontos estratégicos tanto na Grande São Paulo, quanto em cidades de grande projeção nas regiões Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A rede também atua na prestação de serviços de concessão de crédito a profissionais do setor de marcenaria e procura contribuir com o nível de proficiência de cada um deles, promovendo diferentes cursos de capacitação por meio de programas oferecidos pelo Instituto Leo, entidade voltada ao terceiro setor mantida pela companhia. Desta forma, a Leo Madeiras trabalha não só para proporcionar satisfação ao cliente, mas também para contribuir com o crescimento dos setores moveleiro e de marcenaria, assim como de construção, design e decoração no país.
Sobre a House of Feelings
A House of Feelings é a primeira escola de sentimentos do mundo. O foco da consultoria é auxiliar as empresas brasileiras a ter esse olhar mais cuidadoso e humano. Por meio de palestras, treinamentos, mentorias e experiências focados em MAESTRIA, PROPÓSITO e RESULTADOS seus programas ajudam empresas. Conheça mais acessando: https://www.