Muitos modelos de gerência foram criados e continuam sendo criados com a finalidade de encontrar a fórmula perfeita para gerir as pessoas.
No papel de liderada e atualmente como líder, ao longo da minha carreira, aprendi que não há mágica para liderar pessoas; o segredo está definitivamente na forma como as pessoas são tratadas e a atração que você exerce sobre elas.
O mais novo conceito que permeia as organizações é o conceito da liderança inspiradora. Na minha opinião trata-se apenas de mais uma roupagem para definir o que as organizações buscam em um verdadeiro líder. Inspirar significa despertar em alguém a vontade de criar ou realizar algo. “Liderança é sua habilidade de inspirar as pessoas a agir. Significa conquistá-las por inteiro: espírito, coração, mente, braços, pernas… Quando você tem autoridade, as pessoas voluntariamente fazem a sua vontade, por causa da sua influência pessoal. Isso é que faz um grande líder – James C. Hunter, autor de O Monge e o Executivo”
A pergunta é simples: você é líder ou está líder? Você sente que as pessoas trabalham para você ou com você? Está é grande diferença entre chefe é líder. O verdadeiro líder forma uma equipe de sucesso e este é o maior desafio. Como líder extraia o melhor das pessoas, busque nelas as melhores qualidades e juntos ajude-as a serem melhores, ajudando-as a descobrirem o potencial de cada uma.
Como líder, você deve “inspirar pessoas”. Pense um pouco; você também deve ter tido ou tem um líder que lhe inspira, pode ser seu pai, seu professor, seu gestor, algum líder conhecido mundialmente, não importa, mas sempre temos pessoas que nos inspiram, que são exemplos de vida e dignos de todo respeito. As palavras, ações e crenças de um líder devem ser consistentes. As pessoas quando se sentem respeitadas e valorizadas são pessoas produtivas, entusiasmadas e inspiradas a sempre buscar o melhor.
O entusiasmo tem relação direta no exercício da liderança. A palavra entusiasmo, etimologicamente, se deriva do grego “enthousiasmos” que significa “ter um deus interior” ou “estar possuído por Deus”. Então, desperte o entusiasmo nos seus colaboradores. Uma pessoa entusiasta se esforça para tudo que esteja sob a sua responsabilidade dê certo; não mede esforços para atingir os objetivos, tem uma capacidade incrível de realizar, produzir, criar, construir.
Sobre a Autora:
Maria J. Cruz tem experiência de mais de 25 anos na área de RH em empresas nacionais e multinacionais. Há mais de 10 anos exercendo cargo de liderança com atuação em todos os sub sistemas. Formada em Letras, com Especialização em Adm. Negócios e MBA em Estratégia de Negócios pela USP. Atualmente é Gerente de RH na EnerSystem do Brasil multinacional americana de baterias industrias.
E-mail: marybcruz@terra.com.br