Todas as empresas, independentemente do tamanho, se de grande, médio ou pequeno porte, consideram que o perfil do líder é fundamental na obtenção de grandes resultados.
Grandes resultados são conquistas desenhadas estrategicamente visando sempre um objetivo sustentável de maior importância como por exemplo, maior lucratividade, liderança de mercado e a perenidade da organização. É quase que unanime o valor dado pelas empresas a profissionais que possuem habilidades como, ser dono do negócio, ser colaborativo, engajamento e outras.
Porém, penso que para que possamos exigir todas estas habilidades, para tornarmos uma empresa perene é fundamental que o primeiro líder, tenha a habilidade de desenvolver conexões de confiança. E digo o primeiro líder ou o primeiro escalão de liderança pelo fato de que vem deles a construção deste ambiente. O esforço individual, a entrega de alta performance acontece quando o indivíduo sente o ambiente confiável.
Ainda que este líder seja bem preparado, tenha passado por universidades de ponta, tenha domínio de um segundo idioma, tenha um conhecimento técnico impecável ainda que tenha todas as habilidades desenvolvidas, se ele não conseguir estabelecer uma “conexão de confiança” com a sua equipe os esforços empregados não irão sustentar os efeitos positivos a médio e longo prazo. A falta de confiança que se traduz para o colaborador, segurança pode inferir diretamente no turnover, perda do capital intelectual da organização, afetando o engajamento trazendo à tona um sentimento de instabilidade e medo. E quando na presença destes sentimentos negativos a tendência é do ser humano é de paralisar, e está condição de inercia por medo afeta por sua vez a produtividade.
Conexão é o ato de ligação, união, vínculo e a confiança é a capacidade de confiar na análise de outrem, de confiar no outro e outorgar a ele o empoderamento certo para que desempenhe o seu papel. Podemos dizer que confiar é o resultado expresso do conhecimento de alguém, da informação de um sistema de inteligência em funcionamento, e este sistema de inteligência possui fluidez. Flui sem grandes esforços, pois se conecta diretamente como sistema de fé do outro (fé – credibilidade – confiança). Ao estabelecermos conexão de confiança estamos interferindo diretamente nas crenças e valores do indivíduo e se estas forem congruentes a relação, ou seja, aos valores da instituição o resultado será de alto impacto positivo.
O líder que possui a habilidade de conexão confiável, consegue despertar em seus liderados a sua visão estratégica. Não é à toa que dentro do desenvolvimento da cultura organizacional ter a missão e valores estabelecidos é de alta importância para o cumprimento da visão global que deve ser perseguida por todos os envolvidos.
Então, concluo que Conexão de Confiança é o vínculo de fé estabelecido entre duas pessoas, entre equipes, entre empresas e colaboradores, entre líder e liderado entre seres humanos. Uma base de amor e respeito, e de que líderes que possuem esta habilidade independentemente de estarem ou não presentes naquele ambiente, ainda que não mais façam parte daquele contexto, conseguiram cumprir o seu papel mudando o olhar dos que se conectaram com ele durante a sua jornada. Fazendo-se entender através de uma visão maior, mais grandiosa do que a entrega contratual pontual de tarefas. Traz a reflexão de propósitos sólidos entre os envolvidos, movimentando pessoas para a ação, despertando necessidades, traz empoderamento a seus participantes os tirando da zona de conforto rumo ao desenvolvimento pessoal e profissional.
Quando um líder precisar empregar força, autoritarismo, desenvolver aliados , dividir fronteiras no ambiente organizacional como se fosse para uma guerra, está claro que este líder não traz dentro de si a habilidade de conexão de confiança e que a sustentação de seus resultados exigirá um preço muito alto proveniente de muito esforço aplicado podendo afetar saúde psicológica do próprio líder, afetar os liderados e em especial a própria empresa, com diminuição de sua lucratividade, produtividade e mercado afetando diretamente no objetivo principal que é o cumprimento de sua primeira estratégia ou seja a sua visão, assim investir em um ambiente confiável deveria ser um objetivo a ser perseguido por todos os líderes e confiança um valor comum a todos as organizações.
Sobre a Autora:
Berenice Segura, Coach e Psicóloga de desenvolvimento de liderança e pessoal, Consultora Organizacional, Treinadora de Equipes e Palestrante. Contato: berenice@fatorquatro.com.br