Março – Um Mês de Comemorações Especiais

Taí um mês cheio de comemorações: Dia Internacional da Mulher, Dia do Consumidor, Primavera, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e para mim,  pessoalmente, um mês mais do que especial. Celebramos o 9°. Aniversário do “Mulheres de Negócios”, um grupo com mais de 6900 mulheres e homens! Um acontecimento que me enche de orgulho e alegria!

Para encerrar o mês em grande estilo, fui convidada pela Serasa para coordenar um bate papo com três mulheres incríveis: Cecilia Fantinelli, CFO da American Tower, Cristina Sabbag, Consultora de TI e a jovem e talentosa Thaiene Campos, colaboradora da empresa. A iniciativa foi coordenada por Cristiane Vargas, responsável pela Área de Governança de TI e Margarida Afonso, IT Director da empresa, e foi o último evento do mês dedicado a temas ligados ao universo feminino.

Com uma plateia acolhedora e participativa, abordamos o tema “A Mulher no Mercado de Trabalho: Como Crescer, Agregar Valor e Ser Feliz”. Falamos sobre coletivo feminino – ações de sororidade –  da palavra soror,  que em latim significa irmã – iniciativas que reúnem, fortalecem e criam laços entre as mulheres, através de atitudes de companheirismo, empatia e amizade, um movimento cada vez mais atuante na sociedade.

A questão das cotas para mulheres fez parte da pauta. Cecilia Fantinelli é da opinião de que se as mulheres tivessem acesso ao trabalho ou a garantia de ocupar um espaço justo nos ambientes de decisão, a medida não precisaria ser imposta. “Se isto ajuda a aumentar a porcentagem de mulheres em todos os cargos da empresa, então é uma iniciativa bem-vinda e necessária. A cota garante o acesso, mas a permanência se dará pelo talento e produtividade – é só uma questão de reconhecimento da capacidade, mas precisamos estar lá, desde o momento da seleção”, ela pondera.

Quando falamos sobre trajetória profissional, Cristina comentou que mesmo que a vida não se mostre tão privilegiada a princípio, nada impede que os acontecimentos sejam alterados – para melhor – ao longo da jornada, possibilitando que homens e mulheres possam chegar ao destino almejado com sucesso e felicidade. “Nem todos podem ter acesso a melhor faculdade ou ao emprego dos sonhos, mas não se trata de uma sina. Por meio de planejamento, foco e esforço, o profissional pode ser dono de uma carreira fantástica. Pode ser difícil, mas não impossível. E há inúmeros cases de sucesso para provar esta teoria.  Nada de desânimo, portanto”, Cristina conclui.

Elemento chave de uma carreira de sucesso é o tempo investido na atualização acadêmica, tecnológica ou no próprio networking, de acordo com Thaiene. Ela lembra que com toda a tecnologia disponível não dá mais para justificar a falta de conhecimento. Existem inúmeras plataformas gratuitas a um clique de distância. Outro ponto comentado foi o receio da mulher ao demonstrar sua fragilidade frente a um problema desconhecido. “Neste novo ecossistema, as mulheres devem compartilhar conhecimento e se apoiarem para que possam ser bem-sucedidas. A vitória coletiva é feita de pequenos sucessos individuais!” conclui a colaboradora.

Existe ainda a questão da culpa que a mulher sente ao deixar em segundo plano a família (casa, filhos, marido) para se dedicar ao trabalho.  Foi unanimidade o pensamento de que pessoas felizes produzem mais e abandonar a atividade que traz reconhecimento e renda não é exatamente uma boa estratégia. Além do mais, filhos devem ser uma responsabilidade compartilhada.  É importante ressaltar, inclusive, que estes jovens já vivenciam este novo momento e atuarão no futuro num ambiente mais flexível e aberto, construído por profissionais – pais e mães – pelos quais já nutrem um orgulho incontido.

Adorei o encontro, principalmente por ver homens atentos ao assunto e por saber que estamos desenhando um novo ambiente corporativo, baseado em nossos valores e crenças e com o apoio das empresas –  uma iniciativa que deve ser aplaudida de pé. Parece que o futuro está recheado de boas novas!

Abraços

Sobre a Autora:

Gladis Costa, Gerente de Marketing e Comunicação da PTC para a América Latina. A PTC é líder no segmento de soluções para o gerenciamento do ciclo de vida do produto. Em março de 2009 criou o grupo “Mulheres de Negócios”, maior rede feminina de negócios do portal LinkedIn com mais de 4600 associadas. É colunista em vários sites onde publica artigos sobre marketing, serviços, comportamento, carreira e cultura. É formada em Letras pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo, Comunicação Social e especialização em Tecnologia e Negócios pela PUC-SP. Em 2005 lançou seu primeiro livro de crônicas, “O homem que entendia as Mulheres”.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.