O que é falar bem para você? É a resposta a esta pergunta que vai nortear os nossos artigos e discussões aqui no Portal RHevista RH. Afinal de contas, passamos pelo menos 80% do tempo no ambiente de trabalho falando. Como já disse Max Gehringuer, é através da conversação que temos a oportunidade de fazer exposições, apresentar e defender ideias, construir o marketing pessoal e influenciar decisões dos outros. Acho que sobre isso, ninguém discorda. Mas a pergunta permanece: O que é falar bem?
Atualmente, tão importante quanto o que você tem a dizer é a forma como você diz. Anos de experiência no mercado ou horas de estudo podem ser perdidos ou não receberem o devido valor se, no grande momento de mostrar o conhecimento adquirido, você não transmitir com eficiência, clareza e objetividade aquilo que sabe. E em cargos de liderança, é preciso saber apresentar ideias com eficiência para aumentar a produtividade, adquirir respeito e confiança, motivar a equipe, evitar e resolver conflitos e também minimizar a perda de tempo.
Pense sobre as seguintes questões:
1) Quantas vezes você já se irritou porque teve que repetir infinitamente a mesma orientação?
2) Você conhece alguém que perdeu uma oportunidade porque não conseguiu expressar sua vontade devido a timidez?
3) Já assistiu (ou até mesmo fez) uma apresentação na empresa que deixou muito a desejar? O conteúdo estava dominado, mas a pessoa (ou você) estava tão nervosa que não conseguia transmitir o que sabia?
Estes problemas podem parecer insolúveis, mas não são! É possível aprender a se comunicar de forma eficiente. Nos nossos próximos artigos vamos dar dicas e informações sobre como fazer para melhorar suas apresentações, seu desempenho nas entrevistas e conseguir ter seu trabalho reconhecido expressando-se da maneira correta. Vamos falar sobre postura, voz, timidez, medo de falar em público, problemas de memória, interrupções, tempo das apresentações, entre outros temas. Falar é exercer poder. Quem fala está usando o que o outro tem de mais valioso, o tempo. Então, é imprescindível agir de forma clara, objetiva e transmitir emoção, segurança e domínio para atingir os próprios objetivos.
Espero que você possa aproveitar bastante as nossas dicas aqui no Portal. Mande suas dúvidas e sugestões para: mariana@cpcomconsultoria.com.br.
Lembre-se: a sua carreira depende da forma como você se expressa.
Abraços.
Sobre a autora:
Mariana Arantes: Palestrante, Diretora da CPCom – Consultoria Profissional em Comunicação, Instrutora do Senac – PE para cursos de Oratória e Apresentações (inclusive para os professores e supervisores da instituição) e Professora Universitária de Comunicação Empresarial. Jornalista, Especialista em Gestão Empresarial (MBA) e Certificada no curso de Economia e Marketing pelo Instituto Don Quijote, em Barcelona, Espanha. Tem 17 anos de experiência profissional, tendo atuado como repórter e âncora de rádio e TV, gerente de conteúdo e assessora de comunicação em São Paulo, Natal e Recife. Mantém um blog que divulga gratuitamente boas iniciativas de empresas e pessoas que mudam a vida de todos.
site: http://www.dandoexemplo.wordpress.com
e-mail: mariana@cpcomconsultoria.com.br
Vou acompanhar sempre, pois sei que preciso muito.
Oi, Mariana:
Fui sua aluna no curso do SENAC e minha preocupação era a apresentação da monografia, já que nos seminários meu desempenho era sofrível. Fiz minha apresentação e foi um sucesso, principalmente por ter-me empenhado na pesquisa (lado que aprecio naturalmente) e por ter-me me apaixonado pelo tema escolhido, tanto que fiz uma apresentação cujo aspecto emocional foi perceptível.
Vou continuar acompanhando seus textos e parabenizo-a por essa atitude de manter contato.
Olá Mariana, parabéns! Adorei o artigo!
Estou aguardando os próximos… será bastante enriquecedor pra mim.
Bjsss
Acho que isto é o mais importante dentro de uma organização, a comunicação que também é responsavel ela informação, como circula.
Infelizmente muito temos a aprender e pouco são os lugares onde se aprende.
Fantastico o artigo, parabéns. Também fico no aguardo de mais dicas e infomações sobre treinamentos e cursos.
Abraços
Muito importante o tem. Fico no aguardo das proximas dicas
Já participei do curso de oratória no SENAC com Mariana e realmente foi muito bom, por que esclareceu muitas dúvidas, mas acho que deveria ter uma carga horária maior. As dicas também são muito importantes.
Suas dicas são muito valiosas,continuo com minhas dificuldades,mas chego lá.No aguardo
de mais dicas.
Sou muito preocupada com a comunicação com meus clientes. Mas, não sei se me faço eficiente em todas as conversas. Acompanharei de perto esta coluna!
Realmente não damos muita atenção na forma em que estamos nos comunicando em nossos ambientes de trabalho e tema abril variam interrogações na minha cabeça, gostei muito espero que você traga mais digas sobre outros assuntos
É uma preocupação que não temos e nem procuramos saber de que forma devemos nos comunicar não só no trabalho, mais também com a família e com os amigos ate pra não ser mal interpretado. espero que mande mais dicas
Muito bom….. espero novas entrevistas.
Muito legal o artigo.
Estarei aguardando novos comentarios sobre o assunto em destaque.
Preciso demais dessas dicas. Essa é uma área em que deixo a desejar.
Aguardo próximos textos.