A maioria dos profissionais não cultiva seu network (rede de relacionamento). Estão envolvidos no dia a dia do trabalho, ocupam-se em garantir resultados, satisfazer seus superiores e em promover ascensão na carreira nas empresas onde atuam.
E ai reside uma falha grave: todos os profissionais, ainda quando em atividade, deveriam garantir um momento semanal para networking. Sair do trabalho ou das empresas onde atuam sem ter feito isso diminui a probabilidade de encontrar um novo trabalho, ou seja, de se recolocar.
Networking é a ação voltada a cultivar o network. Aplicada à vida profissional significa estabelecer e manter uma ação direcionada à manutenção dos relacionamentos construídos ao longo da vida profissional bem como a busca por aumentar essa rede de contatos com foco nos objetivos de carreira.
Essa ação deve buscar identificar como sua rede pode colaborar com você e como você pode contribuir para com ela. As interações devem focar uma abordagem de troca mutua de informações, preocupações e contribuições. Oferecer ajuda e demonstrar interesse pela vida do outro demonstrando atenção genuína contribui para com que você seja lembrado para um oportunidade de trabalho.
O networking pode vir a ser o diferencial para identificar chances que não teríamos principalmente quando temos a intenção de viabilizar uma posição que não vínhamos atuando na empresa.
Dessa forma, se você não tem por habito atuar junto ao seu network, não perca mais tempo: faça uma lista de todas as pessoas que você conhece e que estão de alguma forma relacionadas aos seus objetivos de carreira e mãos à obra: telefone, mande mensagens via Facebook ou Linkedin, use suas redes na internet, marque um almoço ou café da manha. Você ira se surpreender com os resultados dessa iniciativa, no médio prazo.
Fazer networking, ou seja, praticar relacionamento junto à sua rede de relacionamento pessoal e profissional, pode ser o diferencial para você conseguir novas oportunidades de trabalho. Monte um plano: faça sua lista e ligue ou marque um encontro para ser lembrado.
Sobre a Autora:
Sandra Barros é Psicóloga, com mestrado em Administração de Empresas. Formada em coaching ICI (Integrated Coaching Institute). Experiência de 36 anos como psicóloga clinica e organizacional, consultora e cargos de direção em empresas.
Email: psicologasandrabarros@gmail.com
Profile: https://www.linkedin.com/in/sandrabarros2501/