Seja qual for o seu momento profissional, pense e tente mudar a sua visão de mundo fazendo do limão, uma limonada. O campo do trabalho passa por mudanças radicais que transformarão para sempre a nossa vida profissional. As vagas de emprego, como no passado, já deixaram de existir e estima-se a extinção de profissões e milhares de postos de trabalho. O futuro chegou e com ele, seus prós e contras, são aplicativos, robôs, inteligência artificial, internet das coisas e, ao mesmo tempo, chegam terceirização e reformas na previdência. O que fazer diante disso? Segundo Darwin, sobrevive e evolui quem se adapta. Se estamos, então, na iminência de ameaças, busquemos formas de adaptação, sobrevivência e evolução no trabalho. Desta forma, pense, não seria a hora de dar vazão ao nosso real propósito de vida? Se para cada um, há um dom, este, jamais deveria deixar de ser praticado e, nem o mundo deveria ser privado de conhece-lo através de nós. Então, pensar naquilo que nos faz brilhar os olhos, pode ser a grande saída positiva para o que virá, pois diante de um firme propósito, uma missão verdadeira, não há variável externa que nos deprima e nem forças contrárias que nos tirem da rota. Até obstáculos se tornam fontes de aprendizado. Pense sobre qual é sua missão. E, se não a conhece, não se aflija, há tempo certo para tudo. O importante é se pôr inteiro nos desafios, dando o seu melhor, colocando o seu capricho e o seu coração nas coisas, fazendo cada tarefa da sua vida valer à pena, abrindo a mente ao novo, respeitando o que o universo oferta. E, caso esteja em transição, não busque emprego, busque um trabalho que ame. Priorize o potencial das ofertas e não o salário ou benefícios oferecidos. Pense sempre em como e quanto pode contribuir, se jogue, e o sucesso será consequência.
Como encontrar alternativas frente às transformações do mercado de trabalho e alavancar oportunidades genuínas que reflitam as verdadeiras vocações de cada um. Trata-se de uma reflexão sobre autoconhecimento, propósito de vida, empregabilidade e futuro.
Sobre a Autora:
Silvia Lima A. Facciolongo é Psicóloga, especializada em Treinamento e Desenvolvimento Organizacional, Título de Especialista em Psicologia do Trabalho, Especialização em Marketing e Gestão Estratégica de Pessoas. Ocupou cargos de gestão em RH em organizações de segmentos variados na indústria e em serviços por mais de 30 anos. Atualmente é CEO da Orion