Em todas as empresas em que trabalhei havia sempre um profissional de comportamento assertivo. Na maioria dos casos, esse tipo de comportamento sempre me soou agressivo. Pelo fato de eu não saber como lidar com isso, era mais fácil rotular as pessoas do que encontrar argumentos para um debate civilizado, de igual para igual.
Considerando que esse tipo de comportamento não se aprende assim, do dia para a noite, comecei a estudar melhor o conceito. Com o tempo, passei a entender o quanto isso poderia me favorecer positivamente, desde que eu soubesse estabelecer o limite entre assertividade e agressividade, o que não é tão simples.
Há uma linha muito tênue entre uma coisa e outra, não para quem pratica, mas para quem interage com elas. Pessoas não assertivas ou passivas tendem a recolher-se por não saber enfrentar esse tipo de comportamento. Neste caso, a submissão é total.
Muitas pessoas são assertivas de maneira intuitiva, ou seja, exercem essa habilidade naturalmente, com mais facilidade que outras. Isso não significa que a assertividade não possa ser aprendida com o tempo, mas isso requer disciplina e coragem para mudar a postura e melhorar o desempenho.
Ser assertivo é uma qualidade ou comportamento que apresenta maior probabilidade de tornar alguém bem sucedido em médio e longo prazo, quando bem aplicada. Apesar de determinante para o sucesso, principalmente em cargos de liderança, nem todos entendem o conceito.
Alguns estudos do comportamento humano indicam três maneiras de se relacionar com as pessoas: agressivamente, assertivamente ou não assertivamente, o qual também pode ser denominado de passivamente. O fato é que cada uma é caracterizada por padrões verbais e comportamentos típicos.
De maneira geral, as três são influenciadas por seu estado de humor, sua autoestima, o nível de pressão exercido no trabalho, as pessoas com quem você se relaciona e o seu próprio bem-estar. Em síntese, depende muito de como você se comporta normalmente.
Para descobrir o tipo de comportamento utilizado na sua vida pessoal e profissional – agressivo, assertivo, não assertivo – é necessário entender primeiro as influências, positivas e negativas, que provocam o desequilíbrio em determinados momentos. Quando você toma consciência das consequências proporcionadas por um ou outro, a escolha se torna mais fácil.
Os três comportamentos oscilam e ainda que você não utilize qualquer um deles de maneira consciente, eles permanecem adormecidos dentro de cada um de nós prontos para reagir ao menor estímulo. A forma como você reage dá o tom da conversa e do seu crescimento, dia-a-dia.
Pode ocorrer que você seja mais assertivo em determinados momentos do que em outros para evitar o confronto. Contudo, a passividade ou a reatividade pura e simples nunca haverão de fornecer a musculatura necessária para o seu desenvolvimento profissional considerando o elevado nível de competitividade enfrentado atualmente.
Encontrar o equilíbrio entre os comportamentos é fundamental para o seu futuro, entretanto, se tiver que optar entre um e outro, penso que o assertivo é o mais promissor. De minha parte, creio que agressividade e a não assertividade não o levarão a lugar algum. A assertividade é uma característica que, quando estabelecida, transforma-se em vantagem competitiva essencial para quem quer se destacar no mercado de trabalho.
Existem inúmeros livros e artigos que tratam do assunto, mas para ajudá-lo a entender melhor o conceito e encontrar a sua própria assertividade, aqui estão algumas perguntas-chave:
- Você está pronto para discordar, se necessário?
- Você faz afirmações claras, concisas e diretas?
- Você consegue expressar suas ideias com convicção?
- Você sabe distinguir entre fato e opinião?
- Você procura diferentes maneiras de resolver os problemas?
- Você faz críticas construtivas em vez de culpar os outros?
- Você utiliza voz firme e boa dicção?
- Você dá espaço para os outros expressarem seus desejos, opiniões e pensamentos?
- Você consegue separar a pessoa do problema?
- Você mantém a serenidade, apesar de tudo?
Quando você tiver as respostas na ponta da língua para cada uma delas, penso que você estará pronto para enfrentar o mercado com uma vantagem a mais que a concorrência. Além do mais, administrando melhor o seu comportamento assertivo, suas ideias, colocações e opiniões serão sempre levadas consideração em momentos de decisão.
Pense nisso e seja feliz!
Sobre o autor:
Jerônimo Mendes: Administrador, Coach, Escritor e Palestrante, apaixonado por Empreendedorismo, Mestre em Organizações e Desenvolvimento Local pela UNIFAE/Curitiba-PR. Autor de Oh, Mundo Cãoporativo! (Qualitymark), Benditas Muletas (Vozes) e Manual do Empreendedor (Atlas).