O que Fazer Neste Final de Ano em Nossa Empresa?

marins_1Quando chega o final do ano, todos nós, empresários ou não, pensamos em como agradecer nossos clientes, fornecedores e mesmo amigos. Sabemos que é preciso agradecer e que é preciso que as pessoas e empresas com as quais nos relacionamentos até mesmo esperam uma manifestação nossa no final de um ano.

Sempre me perguntam qual presente ou lembrança de final de ano uma empresa deve dar as seus clientes e fornecedores como agradecimento, nestes tempos de “compliance”, códigos de ética e de normas rígidas em relação ao comportamento empresarial?

Meu conselho, já há alguns anos, é que nenhum agradecimento é mais especial e marcante do que aquele que é feito com a sua presença física, real, concreta dizendo um bom e velho “Muito Obrigado!”.

Esse conselho tornou-se ainda mais verdadeiro neste mundo virtual em que vivemos, onde tudo é feito eletronicamente. Alguém que se dê ao trabalho de sair de seu escritório e ir até um cliente ou fornecedor apenas para dizer um “muito obrigado!” jamais será esquecido. E caso não possa, pela distância, dizer isso na presença de quem quer agradecer, não se esqueça que um telefonema pessoal e direto é hoje igualmente surpreendente para quem o recebe. E, se não conseguir sequer telefonar por alguma razão, lembre-se que ainda existem os Correios e você poderá mandar uma simples mensagem escrita a mão e por você mostrando que sua gratidão é real e concreta.

A verdade é que as pessoas se esqueceram do valor das pequenas coisas, dos pequenos gestos. Acreditamos, erroneamente, que as pessoas se sensibilizam mais por presentes materiais e sobretudo caros, do que pela nossa presença pessoal, por uma simples demonstração de respeito e gentileza, por um simples “muito obrigado!”.

Nenhuma norma de “compliance” ou código de ética irá recriminar alguém por agradecer pessoalmente seus clientes e fornecedores, assim como a seus colaboradores. Pelo contrário, a ética nos manda reconhecer e agradecer principalmente aqueles que nos ajudaram a vencer mais um ano de trabalho, pois sem eles nosso sucesso não existiria.

Pense nisso. Sucesso!

Sobre o autor:

Prof. Luiz Marins: Antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior, o Prof. Marins tem 25 livros (também disponível em vários países da América Latina e Europa) e mais de 300 vídeos e DVDs publicados; Empresário de sucesso nos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing. Seus programas de televisão estão entre os líderes de audiência no Brasil. Segundo a imprensa especializada e consultorias, o Prof. Marins está entre os mais requisitados palestrantes do país.

site: www.marins.com.br

e-mail: diretoria@marins.com.br

rhnydus

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.