Assim como a sabedoria é feita de conhecimento mais experiência de vida, é a composição do bom senso com as emoções que vão fazer de uma pessoa alguém com atributos que o tornam único, singular a ponto de se diferenciar dos demais, sair da média.
A história nos mostra que somente os soberanos, os monarcas é que eram considerados os que possuíam competência para enfrentarem e resolverem todo tipo de adversidade que pudesse aparecer.
Os anos foram passando e coube aos homens do campo a responsabilidade de enfrentarem os problemas que foram surgindo. Com o tempo, essa responsabilidade foi levada pelo homem do campo para dentro das organizações e sistemas industriais.
Atualmente essa responsabilidade para solucionar as adversidades foi popularizada para todos os indivíduos uma vez que, pela sua singularidade, pelo equilíbrio entre bom senso e emoções somados com sabedoria, fazem dele o portador das competências para a solução dos problemas da sociedade. Mais que isso, veio a tecnologia potencializando cada um na busca de soluções e melhorias. É esse o caminho que vai Te tornando Único naquilo que faz.
Essa transformação toda continua e, como não poderia ficar à parte, o mundo do trabalho também está passando por grandes transformações. E é com a aceitação das tecnologias que aí estão e das que virão, que será possível transformar a qualidade e os resultados de nosso trabalho para ainda melhor, em relação a solução das adversidades que se apresentarem. É uma maneira nova de viver e de aprender e de cuidar de si para, estando cada vez melhor, poder cuidar dos outros.
Esse equilíbrio entre o bom senso e as emoções, com a sabedoria do aprender constante, que vai nos tornando Único. Vale lembrar a importância de nessa busca de singularidade, é fundamental o respeito, a ética, a humildade e saber ouvir.
A capacidade de adaptação, a resiliência, a criatividade, a inovação, a habilidade de gerir pessoas, a facilidade de comunicação em diversos níveis, são algumas das competências que vão se somando aos conhecimentos técnicos e comportamentais aprendidos e experienciados, em uma mescla capaz de provocar mudanças positivas onde cada um vai ser o Único dos Únicos.
Sobre o Autor:
Luiz Alberto Borcsik, Consultor, palestrante e professor em cursos de graduação e pós-graduação. Atuou por mais de 30 anos na área de Recursos Humanos em empresas de destaque nacionais e multinacionais, dedicado aos processos de gestão de pessoas, revisão de estruturas e processos organizacionais. Psicólogo e pós-graduado em Gestão de Pessoas.
Contatos: criare@criarerh.com.br – https://pt-br.facebook.com/CriareRH