Os impactos financeiros de uma contratação errada

Luciana Ferreira
Foto: Alan Almeida

Uma ótima gestão de RH conhece e entende o valor de um recrutamento eficaz de talentos, além das consequências de uma contratação errada. Essa gestão sabe a importância da contratação para a empresa. Nessa etapa, a organização pode fazer a definição de competências e fatores qualitativos da integração do time corporativo que deve ser caracterizado pelo melhor concorrente possível.

Por isso, é essencial que esse procedimento aconteça de forma sábia e coerente, a fim de evitar conflitos possíveis. A contratação errada pode gerar muitos infortúnios para o local de trabalho, afetando também os setores financeiros.

Consequências de uma contratação errada

Primeiramente, tenha em mente que contratar uma pessoa errada pode afetar profundamente o empreendimento. Optar por um profissional errado compromete rendimentos e, ainda, o desempenho dos outros colaboradores.

A razão disso é que os funcionários levam a responsabilidade de diversos resultados do negócio, e, se um ou outro trabalhador não está engajado com os fatores organizacionais ou não se adéqua ao ambiente, há a possibilidade de que sua postura comprometa todo o prosseguimento da empresa.

Portanto, alguns fatores que devem ser cuidados são os seguintes:

  • Custos com conhecimento técnico precário

Um colaborador que não conhece direito o seu cargo, pode ser comprometedor para o desempenho da empresa, atrapalhando o andamento do serviço. Em determinados ambientes, pode ser necessário um tempo maior de habituação ao novo emprego. Mas é imprescindível que o servidor possua o conhecimento prévio do cargo que deverá exercer.

A ausência de expertise poderá atrapalhar o setor financeiro da empresa, porque o período de treinamento será mais duradouro. Ao passo que o funcionário levará um tempo maior para obter o domínio das atividades, necessitando de mais tempo para gerar resultados.

Custos altos com treinamentos são tendências nessas áreas. Em virtude de um conhecimento técnico precário, o servidor precisará de capacitações para a realização do serviço. Ainda que existam outros funcionários responsáveis pela transmissão do trabalho ao novo colaborador, estes também precisarão fazer uma interrupção temporária dos seus exercícios para o treino do novo colaborador.

É preciso ressaltar que o contrato de pessoas que não se encaixam com a cultura do negócio não gera prejuízos somente com os gastos em relação a este, mas também o comprometimento do rendimento das atividades dos outros colaboradores. Um colega que apresenta uma postura inadequada desmotiva a equipe e prejudica o local de organização.

  • Índice de demissões maior

Contratação errada reflete em um quantitativo maior de pessoas que se demitem na empresa. Isso ocorre em razão da incompatibilidade do funcionário com o ambiente profissional e o caráter de insatisfação, tanto do novato quanto dos outros funcionários.

Demissões costumam gerar grandes custos para as empresas. Não somente pelos acertos que têm garantia por lei, mas pelo trabalho que não será produzido em várias horas. É só refletir: se o servidor teve que parar para ensinar um outro contratado, ele deixou de realizar suas atividades. Sem contar também o tempo que se leva para contratar outros colaboradores.

Isso pode ser ruim para a empresa em questões de produtividade, mas principalmente, para a sua marca e imagem.

Como contratar um bom colaborador?

Comece definindo um perfil coerente com a empresa. Divulgue e especifique o que você precisa para o ambiente pretendido.

Ao longo da entrevista, avalie a objetividade e clareza dos concorrentes. Sonde o histórico dos servidores, analise as experiências e vivências. Quanto mais minuciosa for essa pesquisa, mais chances de acertar a contratação.

As fases seletivas são essenciais para que a empresa identifique o servidor que melhor se encaixa na função disponível.

Ao fim, ao passo que o talento seja selecionado, observe suas atividades ao longo da experiência e faça o possível para que a introdução dele à cultura empresarial seja adequada. Se ele for uma contratação correta, você poderá perceber o alinhamento rápido do colaborador com os objetivos da empresa.

Sobre a Autora:

Luciana Ferreira é Administradora de empresas, com especialização em gestão de pessoas (UNIARA) e gestão pública (ESAB).Motivada por despertar talentos e otimizar resultados de negócios, tornou-se Coach de profissionais especialista em transição de carreira, líderes e equipes e fundou o grupo Elemento RH, com experiência de mais de 12 anos na área de gestão de pessoas.Atualmente, é mentora de negócios e agente pela Inovativa Brasil, Jungle no MIT Sloan (2018), membro do conselho deliberativo da ABRH SP (2016-2018) e eleita como conselheira fiscal (2019-2021) da ABRH SP, representante do CRA SP. Foi embaixadora da rede internacional de negócios Mulheres que decidem (2015-2016). É palestrante especializada em mudança de comportamentos, motivação, empreendedorismo e empregabilidade.
Sua frase proferida é que: “O sucesso não está lá fora para ser alcançado. Está dentro dos talentos que compõe as organizações para serem descobertos. Para isto, faça ações positivas. Tudo começa com uma decisão”.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.