- Em toda América Latina, mais de 13 mil mulheres receberam capacitação gratuita com o intuito de impulsionar a empregabilidade e o empreendedorismo feminino
- Cerca de US$ 1,8 milhão foi investido no programa por meio da PepsiCo América Latina e da Fundação PepsiCo
São Paulo, novembro de 2022 – Para celebrar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, em 19 de novembro, a PepsiCo — em parceria com a FUNDES, organização internacional focada no desenvolvimento social — anuncia o atingimento das metas do “Mulheres com Propósito”, programa que nasceu com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e a prosperidade econômica de 12 mil mulheres na América Latina, promovendo o empreendedorismo e a empregabilidade feminina. A meta foi superada e a iniciativa atingiu a marca de 13 mil mulheres capacitadas, 2.200 apenas no Brasil. Por meio do programa essas mulheres tiveram a oportunidade de serem reinseridas no mercado de trabalho e de impulsionarem seus negócios.
O programa teve um impacto tangível a nível local, cujos resultados de longo prazo continuarão contribuindo para a criação de uma economia mais equitativa e inclusiva na América Latina:
- Desenvolvimento de negócios: 90% das mulheres certificadas (2021), que têm seu próprio negócio registraram um aumento mensal em suas vendas entre 11 e 30% (entre 220 e 600 dólares).
- Networking: 92% das participantes expandiram sua rede empresarial.
- Empoderamento: 90% das participantes alcançaram maior independência econômica.
- Repercussão socioeconômica em famílias e comunidades: Mais de 28 mil pessoas foram indiretamente beneficiadas pelo programa.
“O Mulheres com Propósito foi mais um passo dado pela PepsiCo para a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva para mulheres. Estamos orgulhosos e felizes por fazermos parte da jornada de cada uma das mais de 2.200 mulheres que passaram pelo programa no Brasil nos últimos anos. E, não vamos parar por aqui, seguiremos buscando maneiras para fomentar a inclusão feminina em todos os espaços que elas quiserem estar, afinal, lugar de mulher é em todo lugar!”, afirma Regina Teixeira, Diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.
No Brasil, além da certificação do programa, algumas das participantes tiveram a oportunidade de receber consultoria e mentoria de funcionárias voluntárias da PepsiCo. No total, foram mais de 60 colaboradoras da empresa engajadas no projeto.
Equidade de gênero: agenda prioritária
A PepsiCo América Latina e a Fundação PepsiCo investiram mais de US$1,8 milhão no projeto Mulheres com Propósito e mesmo após o atingimento das metas estabelecidas seguirão tratando a agenda de equidade de gênero como prioridade. Um exemplo disso são as iniciativas que realizam em dois de seus principais mercados: Em parceria com a PretaHub, a PepsiCo Brasil apoia iniciativas de empreendedorismo e negócios de pessoas negras, onde mais de 70% dos beneficiários são mulheres. Na Colômbia, com um investimento de 1 milhão de dólares pela Fundação PepsiCo, o programa “She Feeds the World” melhorará a segurança alimentar de 100.000 mulheres em comunidades rurais.
PepsiCo Positive (pep+)
Mulheres com Propósito é uma iniciativa que faz parte da agenda PepsiCo Positive, estratégia ESG da companhia que prevê uma transformação estratégica de ponta a ponta, em todas as suas operações, com a sustentabilidade como eixo central, inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos(as) consumidores(as) mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida em 2021, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo conta com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo diversas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite o site e siga no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.
Sobre a PepsiCo América Latina
A PepsiCo América Latina é uma divisão da empresa global que inclui todos os negócios de bebidas, alimentos e lanches em 34 mercados da região. O negócio de alimentos e lanches gera mais de 77 mil empregos, conta com mais de 40 plantas de produção e mais de 24 mil rotas de vendas. O negócio de bebidas na região funciona com 13 engarrafadores. A PepsiCo Latin America gerou US$ 8,1 bilhões em receita líquida em 2021.