“As pessoas são os maiores patrimônios das organizações”.
Mito ou realidade?
Realidade, pois as organizações funcionam por meio das pessoas, que delas fazem parte e decidem em seu nome, ou seja, são elas que dão vida e “oxigênio” à organização.
Investir em tecnologia e capacitação, assim como em um bom pacote de benefícios e remuneração, além de incentivar ações de qualidade de vida e proporcionar um ambiente agradável possibilitando que as pessoas deem o melhor de si, sem dúvida é de fundamental importância, tanto para melhorar constantemente seus processos quanto para a retenção de seus profissionais.
Mas não é só isso, as organizações cada vez mais querem pessoas “ambiciosas”, não pessoas que cheguem pela manhã registre sua entrada e faça apenas aquilo que está em sua descrição de cargo. As organizações querem pessoas engajadas, que deem ideias, que agreguem valor ao seu negócio e que não tenham medo de opinar ou se posicionar diante de uma situação conflitante.
Considero tão ou mais importante do que saber fazer determinada tarefa é o querer fazer, pois quando se quer, não há limites para o aprendizado, e isso faz do profissional um ser diferenciado, comprometido, com iniciativa e senso de responsabilidade, esse tipo de profissional não faz qualquer tarefa simplesmente por fazer, ele busca a excelência e trabalha como se fosse dono do negócio.
Cada indivíduo precisa definir onde quer chegar, pois somente dessa maneira é possível saber qual será o melhor caminho a percorrer em sua trajetória.
Nos dias atuais o trabalho não pode ser visto exclusivamente como meio de sobrevivência, as pessoas querem ser felizes no trabalho e às organizações querem pessoas que transpire felicidade e se essa combinação não estiver funcionando, talvez algo precisa de ajuste.
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O mundo mudou, o RH mudou e continuará mudando, “sobrevirão” aqueles que continuarem evoluindo, acompanhando e apoiando as mudanças. “Atuo em RH há 18 anos e posso afirmar que é tudo muito desafiador e ao mesmo tempo gratificante, pois á todo momento vivemos novas experiências e aprendizados além de termos a obrigação de transformar desejos e interesses pessoais em coletivos.”
Sobre o Autor:
Dirceu Ferreira Lima Neto é formado em R. Humanos e Contabilidade, pós graduado em gestão de pessoas. Tem 18 anos de vivência em RH em empresas nacionais e multinacionais de grande porte e diferentes segmentos. Supervisor de RH da indústria TECFIL desde 2009, atualmente responsável pelas áreas de Cargos e Salários, Folha de Pagamento, Ponto Eletrônico, Benefícios, Serviços Gerais e Relações Sindicais.
e-Mail: dirceu.neto@live.com
Verdade, Dirceu. Muitas verdades que nem sempre correspondem ao que encontramos na vida prática.