PROATIVO ou REATIVO, eis a questão

Durval Luchetti

Em tempos recessivos, como o que estamos atravessando, a proatividade passa a ser uma competência privilegiadíssima pelas organizações, especialmente para aqueles que exercem

cargos de liderança. Com quadros reduzidos, cresce a demanda por profissionais proativos e reduz-se o espaço para os reativos.

O que difere os dois perfis? Os proativos analisam os problemas com profundidade, para decidirem de forma rápida e assertiva. Pensam e agem como donos do negócio. Tem iniciativa, coragem, vontade e “brilho nos olhos”. Agem antecipadamente; não esperam acontecer. Em suma, fazem as coisas acontecerem.

Já os reativos são percebidos como aqueles profissionais que, via de regra, apreciam a zona de conforto. Tendem a esperar que as soluções caiam em seus colos e que lhes seja dito o que fazer. Faltam-lhes iniciativa, energia, coragem e mesmo autoestima. Tem que ser cobrados sistematicamente para apresentarem os resultados esperados.

O mundo esportivo é rico em exemplos aplicáveis ao ambiente corporativo. A Olimpíada está aí para nos demonstrar claramente a performance de atletas proativos e reativos. Proativos são aqueles que se preparam à exaustão e têm a determinação de vencer, sujeitando-se a qualquer sacrifício. Mesmo não conquistando a medalha, persistem buscando a superação na oportunidade seguinte. A judoca brasileira Rafaela Silva é um oportuno exemplo de superação e de vitória.

Depois do insucesso na última olimpíada, que a levou a pensar em abandonar o esporte, reergueu-se, movida pela autoestima e pela determinação de chegar ao topo do pódio. E chegou lá!

Para os profissionais que se enxergam reativos, o primeiro passo é a decisão pessoal de querer ou não migrar para o outro lado. Em caso “sim”, o caminho deve ser iniciado por um exercício de autoconhecimento, identificação de seus pontos fortes e fracos, e assumir o desafio de mudar, com vontade e determinação.

Sobre o Autor:

Durval Luchetti é Consultor em Gestão de Pessoas, Coach de Liderança e Carreira, Mestre em Administração, Professor Universitário.

e-Mail: durval@dlrh.com.br

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.