Quanto tempo você tem até tornar-se obsoleto?

Bayard Galvão
Bayard Galvão

Situação 1: O indivíduo tinha uma locadora de filmes. O que aconteceu com ele?

Situação 2: O cidadão tinha uma loja de revelação de fotos. O que aconteceu com ele?

Situação 3: O motorista dirige um táxi. A primeira frota de “Ubers” sem motoristas já está rodando nos EUA. Há pouco mais de duas semanas foi feita a primeira entrega de cervejas por um caminhão que não precisou de motorista. O que tende a acontecer com motoristas de carro, caminhões, ônibus e pilotos de aviões em torno de 20 anos?

Situação 4: Já existem aplicativos que informam todas as decisões de juízes no Brasil com relação a todos os processos possíveis e imagináveis, gerando jurisprudência a poucas teclas de distância. O que tende a acontecer com os advogados que faziam este tipo de pesquisa?

Situação 5: Quando surgir um aplicativo que crie sua propaganda na internet, seu site e recomendações de melhores lugares para fazer uma loja física, o que tenderá a acontecer com quem trabalha com propaganda e marketing?

Situação 6: Inúmeras empresas estão utilizando um aplicativo para cruzar todas as suas informações, mostrando onde se pode cortar gastos e aumentar lucros. O que tenderá a acontecer com o time de profissionais que era necessário para fazer isso acontecer?

Situação 7: Hoje, todas as casas possuem televisões finas. O que tenderá a acontecer com elas se fabricantes criarem óculos que projetam neles mesmos os filmes?

As ciências exatas e biológicas estão crescendo em ritmo cada vez mais rápido, pois o processamento de informações, precisão delas e novas tecnologias assim as estão fazendo. Todos nós, ou prestamos serviços ou vendemos algum tipo de produto. Quando uma máquina, robô, aplicativo ou inteligência artificial conseguirá fazer o que fazemos? Seja lá quando for, tenderá a ser melhor, com menos custos e menos erros.

Profissionais e empresas precisam se antecipar aos perigos do futuro. Quem não fizer as adaptações, inovações ou até mudar de área, ficará obsoleto, sem ganho financeiro e sustento. Por isso, faça a si mesmo três perguntas simples: “O que precisa ocorrer ou ser inventado para você se tornar um profissional obsoleto?”, “O que precisa ocorrer ou ser inventado para sua empresa se tornar ultrapassada?” e “Se e quando isso provavelmente ocorrerá?”.

Não fique assustado com a resposta. Apenas fique alerta e se prepare.

Sobre o Autor:

Bayard Galvão é Psicólogo clínico, Hipnoterapeuta e Palestrante. Especialista em Psicoterapia Breve, Hipnoterapia e Psiconcologia, Bayard é autor de cinco livros e criador do conceito de Hipnoterapia Educativa. Ministra palestras, treinamentos e atendimentos individuais utilizando esses conceitos.

Site: www.hipnoterapia.com.br

* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores

linha

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.