Quase metade das empresas no Brasil não cumpre a Lei de Cotas que chega este mês aos 31 anos

31 anos da Lei de Cotas

Carolina Ignarra, da Talento Incluir, aponta os principais erros cometidos pelas empresas para aumentar a Diversidade e Inclusão

São Paulo, 19 de julho de 2022 — No próximo dia 24 a Lei de Cotas (Lei Federal 8.213/91 – Art.93°) completa 31 anos da sua promulgação. Criada para gerar inclusão de pessoas com deficiência no trabalho no mercado de trabalho, a lei sofre constantes ameaças de extinção pelo poder público. Mais que incluir, a lei abre espaço para uma parcela importante da população nacional (45 milhões de pessoas com deficiência no país, segundo o último censo do IBGE em 2010) que sofre com a discriminação.

Apesar da obrigatoriedade da lei, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho, 46,98% das empresas no Brasil ainda não cumprem a Lei de Cotas. De acordo com Carolina Ignarra, CEO do grupo Talento Incluir – ecossistema da diversidade e inclusão com foco em pessoas com deficiência, pioneiro no Brasil – essas empresas que não cumprem a lei quase que dobrariam a empregabilidade formal de profissionais com deficiência se a cumprissem. Ela ainda aponta os principais erros que as empresas cometem para se tornarem mais inclusivas e como corrigi-los:

  1. Abrir vagas somente para pessoas com deficiência – é o primeiro e mais frequente erro das empresas porque não consideram as experiências dos candidatos e acabam desperdiçando talentos.
  2. Contratam apenas para cumprir a cotas – contratar não é incluir. A inclusão deve ter como objetivo a transformação de realidades, além do cumprimento de cotas. As empresas precisam fazer inclusão por convicção e não por conveniência;
  3. Falta de equidade — é um erro confundir equidade com igualdade. Após a seleção e contratação, é preciso oferecer equidade em todos os processos internos da empresa, como processos de avaliação e de desenvolvimento de carreira adequados para as pessoas com deficiência. É muito comum ter pessoas com deficiência nos quadros das empresas que ocupam as mesmas posições há anos. Não é oferecido a elas plano de carreira para alcançar novas posições;
  4. Promover ações apenas pontuais — a empresa precisa ter ações contínuas para promoção e disseminação da cultura de inclusão e diversidade e que envolvam desde a alta liderança e todos os níveis hierárquicos da empresa.
  5. Ser simpatizante da inclusão — a empresa e suas pessoas precisam ser mais que isso. Precisam ser pessoas aliadas da inclusão e diversidade. Sair da posição de quem assiste para a posição de quem realmente age para promover transformações de fato na inclusão.

“Sabemos pelos dados oficiais, que a Lei de Cotas abre menos de um milhão de vagas e temos mais de 9 milhões de pessoas com deficiência prontas para o trabalho. Até que todas as empresas no país cumpram as cotas, ainda assim faltarão vagas para as pessoas com deficiência. Precisamos olhar para os dados e promover a inclusão ainda muito distante da ideal,” destaca Carolina Ignarra.

Sobre o Grupo Talento Incluir

Grupo Talento Incluir é um ecossistema da diversidade e inclusão pioneiro no Brasil. Seu objetivo é promover a equidade nas relações empresariais e sociais por meio de diferentes unidades de negócios: a Talento Incluir Consultoria, com soluções focadas nos pilares de D&I Conscientização, Contratação, Carreira e Acessibilidade e Consultoria Estratégica de Marketing e Comunicação para pessoas com deficiência; a UinHub, o primeiro e mais acessível marketplace do mundo para pessoas com deficiência e a Talento Sênior, que colabora com a inclusão de profissionais 45+ no mercado de trabalho.

Fundada em 2008, a Talento Incluir Consultoria – a primeira empresa do grupo -, já inseriu no mercado de trabalho mais de 8 mil pessoas com deficiência, buscando sempre o desenvolvimento de carreira destes profissionais para que a inclusão aconteça de maneira profunda e verdadeira, gerando impactos positivos na vida destas pessoas e na sociedade. Em toda a sua trajetória, aplicou Programas de Inclusão 360º para formar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 400 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Syngenta, Gol, Carrefour, Grupo Boticário, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels, Avanade, WhirlPool (Consul e Brastemp) entre outras.

Para mais informações, acesse:

Talento incluir (site)
Talento Sênior (site)
UinHub (site)


 

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.