Clarice Martins Costa esteve por 30 anos à frente do setor em Lojas Renner e é a primeira mulher no Conselho de Administração do Grupo Panvel
Referência em Gestão de Pessoas no Brasil, Clarice Martins Costa autografa em São Paulo o livro em que compartilha com o público sua vasta experiência na área. Gestão de Pessoas na Estratégia Empresarial – O Novo Papel Estratégico da Tradicional Área de RH nas Organizações, publicado pela editora Qualitymark, tem sessão de lançamento em 28 de setembro, a partir das 19h, na Drummond Livraria do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073, Consolação). A obra já está à venda online pela Amazon e será comercializada também pela livraria. No dia anterior (27), a autora palestra para a ABRH/SP, às 15h, no Espaço Armazém (R. Jaguaré Mirim, 164, Vila Leopoldina), sobre práticas ESG (ambiental, social e governança), um dos importantes temas contemplados na obra.
Clarice atuou por 30 anos em Lojas Renner e é a primeira mulher no Conselho de Administração do Grupo Panvel, tendo expertise para abordar a própria transformação do então chamado – e hoje saindo de moda – setor de Recursos Humanos para Gestão de Pessoas. Com prefácio de José Galló, presidente do Conselho de Administração de Lojas Renner, o livro trata da modernização dessa área estratégica para as empresas e seus desafios diante da transformação digital, trabalhando em uníssono com o CEO e todo o C-Level das organizações. A autora explica aos leitores como se conduz com competência a Gestão Estratégica de Pessoas, a fim de buscar, manter e desenvolver talentos nas empresas.
Psicóloga de formação, Clarice apaixonou-se por cultura organizacional, gestão de talentos, sustentabilidade, desenvolvimento de líderes e transformação digital, fazendo excepcional carreira na tradicional área de Recursos Humanos. Foi a primeira mulher a presidir a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e, mais de uma vez, eleita Profissional do Ano por publicações do setor. Após deixar a Diretoria de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade da empresa, seguiu presidindo o Conselho Deliberativo do Instituto Lojas Renner, além de ser membro dos comitês de Pessoas de Copersucar, Piccadilly e Grupo Panvel, onde também é conselheira independente, assim como do CIEE/RS.