“O agressor poderia ter sido no passado o agredido que passa a ser o novo agressor”
Gilclér Regina
Com uma boa dose de certeza me arrisco a dizer que você já se deparou com um chefe tanque, um colega granada, um amigo dinamite ou um empregado chorão.
Lidamos o tempo todo com figurinhas difíceis que tem comportamento desagradável, muitas vezes neurótico que faz o nosso sangue ferver.
Não é por acaso que nos dias atuais as pessoas ficam “com raiva” frequentemente e irados revidam na mesma moeda.
É a lei do “Talião Moderno”, ou seja, de reciprocidade rigorosa, onde gritaria se paga com gritaria, xingamentos são devolvidos, agredimos a quem agride numa sucessão infinita de hostilidades.
Mas quem deu o primeiro tiro nessa guerra de nervos? Pare para refletir se o tanque do chefe, a granada do colega, a dinamite do amigo ou o choro do funcionário não está dentro de você? Será que a pessoa que está te agredindo não está “apenas” dando o troco por algum desaforo passado?
Para aprendermos a lidar com pessoas, precisamos antes nos conhecer. Na maioria das situações de conflito não existem apenas anjos e diabos. A relação humana nunca é tão simples, passando por infinitas variações.
Ser líder nesse momento é aceitar as diferenças individuais e trabalhar estes para o potencial de toda equipe. Afinal, nos conflitos, percebemos que o agressor de hoje pode ter sido o agredido no passado.
Somos seres humanos, somos singelos, carregamos defeitos e qualidades. Tendemos porém a enxergar mais defeitos dos outros e a destacar mais as nossas qualidades..
Em momentos de tensão, o malvado sempre será o nosso oponente, porém, ele acha a mesma coisa de nós. O conflito nasce aí, justamente dessa mistura explosiva de percepções e temperamentos.
Resultado da ópera: um simples desentendimento pode gerar uma sangrenta batalha. Essa é uma reflexão para olharmos mais dentro de nós antes de colocar o foco no outro.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Sobre o autor:
Gilclér Regina, palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2500 palestras realizadas no país e exterior.