O futuro do trabalho e das profissões está em constante mudança. As tecnologias da internet das coisas tem revolucionado a forma como produzimos, consumimos e trabalhamos para atender as necessidades e as prioridades das empresas, clientes e sociedade. As mudanças estão velozes e para atendermos esta demanda, precisamos mudar nosso interior. Para encararmos estas mudanças, precisamos adequar comportamentos, formas de pensar, agir, aprender e de viver neste excesso de informações.
Precisamos repensar nossas ações para enfrentar este mundo novo. Precisamos mudar a nós mesmos. Profissões estão deixando de existir por causa da tecnologia. Mas aí cabe uma reflexão. O problema é a tecnologia que melhora nossas vidas ou eu que deixei de evoluir e fiquei em minha zona de conforto, fazendo sempre mais do mesmo? Já está constatado cientificamente que nosso cérebro adora padrões e portanto precisamos ensinar nosso cérebro a pensar de forma diferente. Como fazemos isto? Agindo de forma diferente no nosso dia a dia. Quer ter ideias diferentes, mude sua rotina e forma de agir.
Vamos para alguns exemplos práticos: Você trabalha como um subordinado ou como um protagonista de sua carreira? O subordinado só cumpre ordens, o protagonista executa suas ordens de forma excelente e entrega mais que o pedido. Você espera ordens ou busca soluções? Quem somente espera ordens dificilmente consegue ser proativo e só vive apagando incêndios. Já quem busca soluções, antecipa os problemas e estuda possibilidades com criatividade e responsabilidade. Isto é comprometimento. Você não sabe o que fazer ou busca saber o que fazer? Não adianta ficar reclamando do mundo, das pessoas, da política, da sociedade, da família, se você não faz nada para resolver. Quando não sabemos, devemos pesquisar, pedir conselhos para as pessoas certas, enfim buscar ajuda. Diante de um desafio ou conhecimento novo, você não se atualiza ou busca o aprendizado? Não tem como aprender algo novo se não nos dispusermos para entender, estudar e questionar. Você cuida da sua imagem, carreira ou deixa a vida te levar? Se não cuidamos de nós mesmos, se não investimos em aprendizado constante, como podemos esperar algo novo?
O futuro incerto exige mudanças. Quando entendermos esta urgência, aprenderemos a compartilhar, ajudar verdadeiramente uns aos outros, a pensar e agir de forma a ajudar a sociedade e melhorar o mundo que vivemos, a impactar positivamente a vida das pessoas ao nosso redor e a transformar o sucesso individual em evolução coletiva.
Precisamos repensar nossas ações para enfrentar este mundo novo. Precisamos mudar a nós mesmos. Profissões estão deixando de existir por causa da tecnologia. Mas aí cabe uma reflexão. O problema é a tecnologia que melhora nossas vidas ou eu que deixei de evoluir e fiquei em minha zona de conforto, fazendo sempre mais do mesmo?
Sobre o Autor:
Washington Leão Machado Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Graduado em Adm. com ênfase em RH. 15 anos de experiência nos subsistemas de RH em empresas nacionais e multinacionais. Professor Universitário de Pós Graduação e Graduação na UNIESP. Especialista e Consultor em Remuneração/Cargos e Salários. Ministra cursos nas áreas de Gestão de Carreira, Remuneração, Folha de Pagamento e Adm.
E-mail: washingtonleaomachado@gmail.com