Ter habilidade no relacionamento e comprometimento no ambiente de trabalho é uma questão de sobrevivência profissional nos dias de hoje. Muita gente não sabe, mas relacionar-se bem com os colegas de trabalho e estar comprometido são os principais fatores de sucesso. Não adianta ser um profissional competente e não saber trabalhar em equipe e criar harmonia no ambiente de trabalho.
Foram constatados que cerca de 2/3 das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento com os colegas. Isso explica por que pessoas altamente profissionais e competentes no que fazem acabam sendo demitidas de suas empresas e outras, nem tão competentes, permanecem atingindo promoções e melhores oportunidades de carreiras.
Existem diversas causas para a dificuldade nos relacionamentos humanos: rabugice, antipatia, arrogância, timidez, etc, mas a causa mais comum é o despreparo.
A minoria das pessoas não sabe que cuidar das relações não é apenas uma questão de sociabilidade, mas de progresso profissional. As relações humanas são baseadas em comportamentos e relacionamentos profissionais adequados.
Sabemos que todo ser humano é um misto de razão e emoção. Em determinadas situações se agirmos no estado emocional ou intempestivo, nossa margem de perda é muito grande, e vice-versa. Portanto, devemos sempre buscar o equilíbrio entre a razão e a emoção.
E equilíbrio é buscar sempre a aceitação das pessoas no ambiente de trabalho e com isso o comprometimento que deve ser conquistado quando lançamos mão de algo que está dentro de nós e que, se utilizarmos de forma adequada e principalmente sincera, é praticamente impossível não obter um relacionamento profissional adequado: autoestima, empatia e afetividade para com as pessoas com as quais convivemos dia-a-dia no trabalho.
Comprometimento: Quando se diz que uma pessoa, por exemplo, veste a camisa da empresa, ela está simplesmente envolvida, pois a camisa envolve e quando encontrar outra que a envolva melhor, ela troca, é natural. Só não trocamos de camisa enquanto a que usamos nos abriga. Viver a empresa, estar comprometido com ela é ter essa empresa tatuada na pele.
Sobre o Autor:
Luiz Alberto Borcsik, Consultor, palestrante e professor em cursos de graduação e pós-graduação. Atuou por mais de 30 anos na área de Recursos Humanos em empresas de destaque nacionais e multinacionais, dedicado aos processos de gestão de pessoas, revisão de estruturas e processos organizacionais. Psicólogo e pós-graduado em Gestão de Pessoas.
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