Muito se fala de cultura, de gerações tais como baby boomers, x, y, google, canguru….mas o que tem causado impacto na formação destas gerações e civilizações? Quais são os critérios que as definem?
“Nos primórdios da humanidade, se valorizavam os valores básicos nas sociedades, no entanto, Valores como sinceridade, amizade, confiança e companheirismo, perderam seus lugares para o individualismo, desonestidade, falsidade, inveja e etc”.(THOMAS, 1988, p.15)
Será que estamos passando pela vida, ou estamos construindo nossa história?
Os valores determinam nossas atitudes, são os governantes das nossas vidas.
Ao longo da minha trajetória profissional, indaguei várias vezes meus clientes, questionando:
– O que é mais importante na vida para você? O que, sem isto, não valeria a pena viver?
Por muitas vezes, ouvi como resposta:
– Minha família
– Meu trabalho
– Amigos
– Dinheiro
– Bens, etc
Será que você se identificou com alguma destas respostas?
Os valores são critérios, que em momentos de tomada de decisão, usamos para definir nosso destino.
Os valores precisam ser revelados, para que possamos entende-los, criar critérios e hierarquia.
Os valores são categorizados como: Valores Meio e Valores Fins
Os acima ,são “valores meios”, não tenho autonomia sobre eles, estou delegando a minha felicidade para minha família. Em outras palavras, servem para você acionar os estados emocionais que realmente desejo.
É comum ouvirmos: Sou feliz quando minha família esta feliz!”, olha o tamanho da responsabilidade que delego para minha família, será que é justo?
Ninguém oferece o que não tem, primeiro preciso ser feliz para fazer o outro feliz.
O que precisamos nos questionar é:
– Por que isto é importante para mim? O que isto me proporcionara?
– Qual a sentimento, emoção que encontro quando possuo isto?
Aí, sim, encontraremos, nosso “valores fins”: Liberdade, Amor, Justiça, Honestidade, Segurança, Prazer, Ética, dentre outros.
Os valores funcionam em nossas vidas, não nos momentos em que falamos ou escrevemos sobre eles, mas nos momentos em que decidimos e agimos tomando-os por fundamento, por base de nossas ações.
Temos que perceber se estamos respeitando, nossos valores ou corrompendo eles, corromper a nossos valores é negligenciar a nós mesmos. Pense nisto!
Viver por valores meio é como construir uma casa com areia de praia, um dia cai ! Reformule seus pensamentos e crenças pois eles são os responsáveis pelo que você esta conquistando na vida hoje e amanhã !
Sobre a Autora
Andrea Deis, é Coach, Especialista em Comportamento Humano,Orientadora Vocacional com foco em Gestão de Pessoas, Liderança Servidora e Valorização do Capital Humano. Utiliza ferramentas do Coaching como instrumentalização, sistematização de uma história vivida com a missão de desvendar aos olhos dos Coachees seus principais pontos cegos e lhe proporcionar uma vida de Sucesso, Felicidade, Bem estar e Saúde.
site: http://www.