Três dicas para fortalecer o ‘S’ do ESG


Especialista em treinamento humanizado destaca três pontos para empresas superarem as dificuldades e tirarem projetos de sustentabilidade do papel

Pam Stracke, CEO e cofundadora da Kiwi Consultoria e Treinamento, Crédito Jade Scarlato

Dados do último estudo International Business Report (IBR), da Grant Thornton, mostram que 39% das companhias brasileiras já estão desenvolvendo um plano estratégico com abordagem ESG (ambiental, social e governança, em português). Ainda segundo a pesquisa, do total de empresas brasileiras analisadas, quase metade (47%) apontou o pilar ambiental como prioritário em suas agendas.

Para Pam Stracke, CEO e cofundadora da Kiwi Consultoria e Treinamento, empresa que produz soluções em educação corporativa humanizada e auxilia outros negócios a avançarem em pautas sustentáveis, entre as dificuldades das companhias no sucesso na implementação de práticas ESG, estão a ausência de uma cultura forte de sustentabilidade e a falta de capacitação das lideranças e colaboradores. “Buscar uma consultoria personalizada ou contar com o apoio de um facilitador pode gerar bons resultados para que um projeto estratégico de sustentabilidade saia do papel”, destaca a executiva.

A especialista em treinamento humanizado ainda complementa que ter a figura presente e ativa de um facilitador “é a garantia que os resultados de um encontro ou reunião sejam realmente positivos e aproveitáveis. O profissional faz com que cada colaborador da empresa convocado para o momento tenha uma participação única e indispensável, otimizando o tempo de todos os participantes e mantendo uma reunião eficiente.”, explica Pam Stracke.

Para colaborar com a incorporação do ESG e fortalecer o ‘S’, a CEO da KIWI listou quatro dicas para empresas superarem suas dificuldades e tirarem projetos de sustentabilidade do papel. Veja a seguir:

1. Capacitação e conscientização

Proporcionar treinamentos, projetos e programas relacionados a ESG é essencial para que líderes e colaboradores entendam a importância e o papel de cada um em um contexto de mudança cultural e adesão às práticas de ESG na companhia. “Com foco no ambiental, contar com a presença de um profissional especializado no tema, ajuda nas questões técnicas, manutenção e acompanhamento das ações, bem como fomentar a propagação da cultura e disseminação dos princípios ESG para fazerem parte da rotina da organização”, afirma Pam.

2. Fortalecimento da cultura de sustentabilidade

A implementação de uma agenda ESG exige uma mudança significativa na mentalidade e no comportamento, tanto dos líderes, quanto dos colaboradores da empresa. “Para muitos negócios, introduzir uma agenda ESG, especialmente no tema sustentabilidade, está motivada pela busca de redução de custos. Mesmo assim, para chegar a isso, é necessário alinhamento e empenho de todos para que as ações se desenvolvam e se consolidem nas operações diárias. Só assim haverá o engajamento dos colaboradores no alcance do propósito definido e a sustentabilidade fará parte da cultura organizacional”, conta a especialista.

3. Mensuração e monitoramento de indicadores

Aqui, novamente, vale destacar a importância do facilitador. “A presença neutra de um profissional permite um acolhimento das ideias, organização e definição dos próximos passos que devem ser executados pelos envolvidos. Com a utilização de metodologias e sistemas adequados, fica melhor escolher as métricas e indicadores de desempenho, que fazem sentido para todos os envolvidos, para relatórios e prestação de contas e reforça a confiabilidade e transparência das informações”, esclarece a CEO da KIWI.

Vantagens de uma boa estratégia ESG para companhias

Por mais que o estudo International Business Report (IBR) mostre que os principais motivos para a implementação de uma agenda ESG sejam a redução de custos e questões ligadas à reputação da marca, Pam ressalta outras vantagens. “Com foco em sustentabilidade e meio ambiente, os benefícios para as companhias, são: atratividade para investidores, vantagem competitiva e solidez no mercado, bem como aumento da competitividade, redução de riscos, facilitação de acesso às linhas de crédito verde, fidelização de clientes e retenção de funcionários”, finaliza Pam.

Sobre a Kiwi Consultoria e Treinamento

Kiwi Consultoria e Treinamento é uma empresa que produz soluções em educação corporativa humanizado e auxilia outros negócios a avançarem em pautas sustentáveis. Fundada por Pam Stracke, Fernanda Caruso e Carol Martins, a companhia levKiwia aos seus clientes conteúdos customizados respeitando o tempo e o processo de cada pessoa. Seus serviços focam na mudança de pensamentos e comportamentos; e carregam conhecimento, ferramentas e ações, que podem ser aplicados por meio de facilitações, mentorias, workshops, palestras, experiências presenciais e online e outros. A companhia, que é especialista em transformar boas intenções em soluções de grande impacto, já capacitou mais de 500 profissionais, desenvolveu mais de 30 projetos e atuou com mais de 10 empresas e entre elas Wavin, Wickbold, JBS, TNC e outras, tem como CEO, Pam Stracke, empreendedora e mestre em empreendedorismo social, que já fez projetos em mais de 80 empresas, como: Google, Magazine Luiza e Natura.

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