
Vivemos em uma cidade onde a maioria das pessoas encontra-se agitada, irritada, tensa e cansada por conta da correria, do transito, da sensação de falta de segurança entre outros aspectos. Temos a impressão de que a maioria de nós esta por explodir, podendo vir a agredir quem estiver mais próximo. Viver nesse clima desperta sensação de insegurança, insatisfação e até medo.
Como esse estado de coisas é permanente, nosso cérebro o capta com maior facilidade e registra como se fosse um estado constante. Mesmo que estejamos distantes, por alguns momentos, horas e até dias desse “clima”, continuamos a perceber as coisas dessa forma.
O que podemos fazer para nos sentir melhor. Ai vai a dica:
- lembrar que o que percebemos que acontece ao nosso redor precisa ser “atualizado”, ou seja, precisamos olhar e ver o que realmente esta acontecendo e não o que vem ao pensamento, de forma automática, a partir do nosso subconsciente. Perceba que o que vem à cabeça geralmente é um pensamento ruim, de que algo vai acontecer, de que temos muito o que fazer, de que isso ou aquilo não esta como gostaríamos que estivesse, etc.
- buscar conviver e/ou buscar a convivência com pessoas com as quais nos sentimos bem. Dessa forma conseguimos, além de trocar “energias boas” relaxar porque não nos sentimos ameaçados.
- procurar ocupar nossa mente com pensamentos “leves” e “positivos” como, por exemplo, uma viagem que fizemos e gostamos; situações onde estivemos e nos sentimos bem. Ou seja, precisamos trazer à mente lembranças de momentos bons pelos quais passamos. Isso provoca sentimentos agradáveis.
- Sempre que possível, viver “aqui e agora”, evitando ficar envolvido em pensamentos do que foi ou de que achamos que virá a ser.
Em geral vivemos como que absortos em pensamentos de situações recorrentes, ou seja, que já se repetiram inúmeras vezes. Esse processo nos mantem distantes do “aqui e agora”. Evite pensar de forma automática. Sentir-se bem também depende do que você pensa.
Sobre a Autora
Sandra Barros é Psicóloga, com mestrado em Administração de Empresas. Formada em coaching ICI (Integrated Coaching Institute). Experiência de 36 anos como psicóloga clinica e organizacional, consultora e cargos de direção em empresas.
Email: psicologasandrabarros@gmail.com