Você está preparado para a nova onda do mercado de trabalho que já está ai pertinho de você, batendo a sua porta?Em um país aonde a preocupação com carteira assinada é grande, com custos trabalhistas elevadíssimos, comparados a muitos outros países do mundo, o que você tem feito para passar desta fase imune? O conceito de home-office já está ai; o comércio eletrônico também; as empresas modernizando suas plantas e processos em um ritmo acelerado o que significará, não o corte, mas a extinção de muitas funções. Quantas já não foram extintas e nem nos damos conta disso? E você: têm acompanhado todas estas mudanças? Você conhece o seu diferencial que fará a diferença neste novo cenário laboral? Você se considera um profissional multitarefa/disciplinar ou especializado? A sua especialização continuará a ser requerida neste novo cenário ou não? Tem buscado o aprendizado ou desenvolvimento de novas competências? Você está familiarizado com os conceitos de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Internet, Redes Sociais e as novas plataformas virtuais de venda? Por que não aproveitar o momento de crise político-econômica pelo que passa o Brasil e repensar seus conceitos, repensar sua vida, abrir seus horizontes para novas oportunidades? Nos momentos conturbados é que surgem as grandes oportunidades, você não sabia disso? Vai ficar sentado esperando a navalha ‘ceifar o seu pescoço’? Muitas posições de trabalho estão sofrendo cortes e muitas delas serão extintas em definitivo. O mercado pressiona o governo para reduzir os encargos trabalhistas, a burocracia trabalhista e a modernização da CLT. O Brasil vai ficar de cara com um dilema: ou se moderniza ou afunda de vez nas práticas antiquadas do passado. Quem pagará a conta? Os trabalhadores. E os agentes de capital?
O texto visa fechar a provocação iniciada na primeira parte do texto sobre o fim do mercado formal de trabalho incentivando as pessoas a buscarem capacitação permanente e, principalmente eliminar a crença de ter emprego ao invés de ter trabalho.
Sobre o Autor:
Júlio Correia Neto é Contador e Business Coach com especializações nas áreas de negócios, liderança, empreendedorismo e humanas. Experiência em posições de liderança em empresas nacionais e multinacionais, tendo conduzido processos críticos de gestão compartilhada de mudança organizacional, utilizando metodologia que integra aspectos técnicos e humanos para atingir os resultados de forma rápida e consistente.
e-Mail: juliocorreianeto@hotmail.com