A tecnologia está impactando o mercado de trabalho de uma forma extraordinária. A flexibilização do trabalho faz muito sentido hoje quando analisamos os impactos ambientais, o trânsito, os problemas de mobilidade e a crescente preocupação com a qualidade de vida e saúde. As distâncias foram reduzidas, as informações estão cada vez mais “on line” e “on time”, e nós profissionais de agora e do futuro precisamos nos preparar para as mudanças que estão por vir. A segurança das informações e a tecnologia estão permitindo o sonho de muitos dos trabalhadores cujo o trabalho pode ser realizado remotamente, ou seja, o “home office”. As empresas precisam reduzir custos, e os trabalhadores precisam ter mais tempo livre para realizar atividades sociais e de lazer.
A automação de muitas tarefas e processos e a redução de tempo de processos burocráticos viraram pauta nas empresas e precisamos evoluir e nos tornar mais dinâmicos e estratégicos na percepção e antecipação para não corrermos o risco de sermos absorvidos pela tecnologia. Neste contexto, precisamos nos acostumar com a ideia que no futuro não fará mais sentido cada funcionário com sua mesa, cadeira, telefone e computador desktop. Se caminhamos para a mobilidade, o trabalho também deve ser móvel. Trabalhar remotamente em casa será uma realidade sem volta para algumas funções e este tipo de situação exige algumas mudanças de comportamento e comprometimento com os resultados das empresas.
Estudos na Europa comprovam que trabalhadores que trabalham em home office adoecem menos e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional acarreta em um maior engajamento das pessoas com as empresas. E estes são apenas alguns dos ganhos, já que há outros como aumento da produtividade e retenção de talentos. Portanto, aqui vão algumas dicas para ir se preparando para o futuro do seu trabalho em sua casa:
- Prepare um espaço reservado para seu trabalho. O foco e a produtividade precisam continuar altos, senão seu desempenho cai e em casa a dispersão é fácil;
- Não é por que o trabalho é em casa, que você deve trabalhar de pijama. Crie uma rotina, com uma roupa adequada a cultura da sua empresa, afinal reuniões podem ser convocadas sem prévio aviso;
- A mudança de comportamento exige que devemos encarar o trabalho em casa como era na empresa. Não terá ninguém vendo, mas os resultados serão cobrados;
- Se há horários para cumprir, cumpra. Se há permissão de horário flexível, tenha bom senso;
- Converse com sua família, estabeleça regras e negocie os horários, com todos ajudando e comprometidos, o trabalho fluirá mais fácil e seguro.
A automação de muitas tarefas e processos e a redução de tempo de processos burocráticos viraram pauta nas empresas e precisamos evoluir e nos tornar mais dinâmicos e estratégicos na percepção e antecipação para não corrermos o risco de sermos absorvidos pela tecnologia.
Sobre o Autor:
Washington Leão Machado Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Graduado em Adm. com ênfase em RH. 15 anos de experiência nos subsistemas de RH em empresas nacionais e multinacionais. Professor Universitário de Pós Graduação e Graduação na UNIESP. Especialista e Consultor em Remuneração/Cargos e Salários. Ministra cursos nas áreas de Gestão de Carreira, Remuneração, Folha de Pagamento e Adm.
E-mail: washingtonleaomachado@gmail.com