Pense na seguinte situação: você está participando de um processo seletivo para uma vaga de Gerente em uma loja, seu currículo atende todas os requisitos do cargo, mas você é reprovado. Você, inconformado, insiste numa justificativa e o responsável pela vaga te responde que seu currículo é ótimo, mas que você é jovem demais para o cargo!.
A situação descrita é verídica, e, embora corriqueira, não é comum ter o mesmo desfecho, já que no Brasil a discriminação etária é ilegal e dificilmente o responsável coloca isso abertamente para o candidato.
Este fenômeno é denominado etarismo, e, basicamente, significa o preconceito de idade. O etarismo pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas, na maior parte das vezes é direcionado a pessoas “mais velhas”, especialmente no ambiente profissional.
Determinar a partir de que idade você se torna “mais velho” é difícil, já que isto depende dos estereótipos envolvidos nesta análise.
A ideia de criar um Blog para apresentar artigos e notícias sobre o assunto, surgiu quando eu finalizava minha dissertação de mestrado sobre o etarismo nas organizações. Apaixonada pelo tema, achava incrível a surpresa da pessoas quando eu descrevia o assunto da minha pesquisa e o quanto elas tinham de histórias de preconceito ao longo de suas trajetórias para me contar!
Percebi então que as pessoas queriam falar, contar suas experiências e que mesmo sem fazer um tratamento científico destas informações eu poderia criar um espaço para isso, onde também aproveitaria para divulgar o tema e sensibilizar as Empresas, Gestores e profissionais da área de Recursos Humanos sobre a importância da diversidade etária no contexto organizacional.
E você, nunca discriminou um profissional por considera-lo muito jovem ou muito velho para aquela função? Será que este critério é justo? Pense nisso!
Você já foi vítima de etarismo na organização?
Relate sua experiência!
Participe do Blog : http://www.etarismo.com.br
Sobre a Autora:
Fran Winandy é Psicóloga com MBA em RH e Mestrado em Gestão Humana e Social nas Organizações. Com 30 anos de experiência na área de RH, é sócia de Consultoria, professora de Pós Graduação e especialista no tema Diversidade Etária.
Contato:
https://br.linkedin.com/in/franacalantis/pt
Bastante esclarecedores. Parabéns!!!!