Webinar: Psicossociais e Outros Fatores de Riscos Ergonômicos: Da Regulamentação à Prevenção e Boas Práticas

Conheça as melhores práticas para identificar, avaliar e gerenciar os fatores de riscos Psicossociais/cognitivos e outros fatores de riscos ergonômicos no ambiente de trabalho!

Com as novas exigências regulatórias e a crescente atenção às condições de trabalho, é fundamental que os profissionais estejam preparados para lidar com os desafios da ergonomia ocupacional (biomecânicos, mobiliário e equipamentos, organizacionais, ambientais e psicossociais/cognitivos).

OBJETIVO DO WEBINAR

O objetivo do webinar é proporcionar uma visão abrangente sobre todos os fatores de riscos ergonômicos (biomecânicos, mobiliário e equipamentos, organizacionais, ambientais e psicossociais/cognitivos)  no ambiente de trabalho, abordando desde a regulamentação vigente até estratégias eficazes de prevenção e boas práticas. O evento busca capacitar os participantes a identificar, gerenciar e mitigar esses riscos, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e seguro.

PÚBLICO-ALVO

Este webinar é direcionado a profissionais e organizações interessados na saúde e segurança do trabalho, incluindo:

Profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional, Gestores e Líderes Empresariais, Profissionais Gestores e demais profissionais de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal, Ergonomistas e Fisioterapeutas, Psicólogos e Profissionais de Saúde Mental, Estudantes e Pesquisadores, Representantes Sindicais (empresas e trabalhadores); Advogados e demais profissionais da área jurídica trabalhista

PRINCIPAIS TÓPICOS A SEREM ABORDADOS

  • Definição e impacto dos fatores de riscos que impactam a saúde mental dos trabalhadores;
  • Doenças recentemente inseridas na lista de Doenças Ocupacionais e possíveis impactos no Fator Acidentário de Prevenção (FAP);
  • Regulamentações e normas aplicáveis (como a NR-01, NR-17 e diretrizes da OIT e da OMS);
  • Estratégias de prevenção e promoção da saúde ocupacional;
  • Boas práticas adotadas objetivando reduzir os riscos e melhorar o bem-estar dos colaboradores.

Neste webinar, você terá acesso a uma visão completa das atualizações mais recentes, incluindo:

  • A obrigatoriedade de incluir os riscos ergonômicos (biomecânicos, mobiliário e equipamentos, organizacionais, ambientais e psicossociais/cognitivos) para todos os trabalhadores no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) a partir de 26/05/2025;
  • Implicações Legais, Trabalhistas e Previdenciárias para as empresas; e,
  • Estratégias práticas para prevenir penalidades e promover um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.

FACILITADORES

Saiba mais sobre os facilitadoes: Clique Aqui

Conteúdo Programático

1️ Introdução aos Riscos Ergonômicos

  • Compreensão dos principais grupos e seus respectivos riscos: biomecânicos, mobiliário e equipamentos, organizacionais, ambientais e psicossociais/cognitivos. e,
  • Impactos dos fatores de riscos na saúde mental e na produtividade.

2️ Panorama Global dos Riscos Psicossociais

  • Como diferentes países abordam e gerenciam os respectivos fatores de riscos; e,
  • Boas práticas internacionais aplicáveis ao Brasil.

3️ O papel do eSocial na Gestão dos fatores de Riscos Ergonômicos

  • Histórico e evolução do eSocial na definição dos riscos ergonômicos; e,
  • Expectativas futuras e ações recomendadas para as empresas.

4️ Atualizações na Lista de Doenças Ocupacionais

  • Novas doenças reconhecidas como ocupacionais e sua relação com os fatores de risco ergonômicos; e,
  • Como prevenir e gerenciar a saúde ocupacional de forma estratégica.

5️ Impactos no Fator Acidentário de Prevenção (FAP)

  • Como as novas diretrizes podem afetar o FAP e os custos previdenciários das empresas; e,

6️ Implicações Legais, Trabalhistas e Previdenciárias

  • Como evitar:
    • Multas trabalhistas,
    • Ações regressivas previdenciárias,
    • Ações trabalhistas; e,
    • Ações do Ministério Público do Trabalho.
Diferenciais do Webinar
  • Conteúdo atualizado com normas e tendências mais recentes.
  • Apresentação de ferramentas aplicáveis no dia a dia.
  • Instrutores especialistas em legislação trabalhista e previdenciária.

INVESTIMENTO

1º LOTE – INSCRIÇÕES ATÉ 28/02/2025: R$ 380,00

2º LOTE – INSCRIÇÕES DE 01/03/2025 ATÉ 14/03/2025: R$ 456,00
3º LOTE – INSCRIÇÕES A PARTIR DE 15/03/2025: R$ 547,00

 

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REALIZAÇÃO

PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL


ABF Gente & Gestão – Divisão Treinamentos
Rua Batista Buonamente, 157 – São Paulo – SP
abf@abfgente.com.br | 11 94507-7952


 

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