O Papel do Profissional de Recursos Humanos nas Organizações

Glaucia Sérvio

Anos atrás a área de RH era muito mais operacional e burocrática, com foco em folha de pagamento, admissão, demissões de funcionários. Hoje a área de Recursos Humanos com avanço das tecnologias e globalização passou a fazer parte estratégica das organizações, valorizando as pessoas, não somente no âmbito profissional, mas também de forma mais humana. O RH está diretamente ligado aos objetivos, metas, missão e valores da organização, além do operacional/administrativo, desenvolvimento humano e social e é preciso ser estratégico e parceiro das demais áreas. O profissional de RH tem múltiplos papéis dentro das organizações.

Estratégico: Participa das estratégias e identifica quais são as prioridades das ações de RH através de diagnóstico organizacional.

Agente de mudanças: Cria, inova e renova. Apoia as pessoas nestes processos. Elabora políticas e práticas que agregam valores para empresa e para as pessoas.

Gerindo pessoas: Administra conflitos e busca soluções rápidas e eficazes.

Desenvolvendo pessoas: Cabe ao RH desenvolver pessoas através de treinamentos e incentivá-las para crescimento profissional e pessoal.

Comunicador: Deve manter uma comunicação assertiva/clara dentro dos padrões de entendimento de cada área.

Selecionador: O RH é a “porta de entrada” para novos profissionais, através do processo de  contratação de novos colaboradores qualificados e capazes de trazer resultados importantes para o crescimento da organização.

Negociador: Saber lidar com cada pessoa de forma diferente formando parceria. Saber ouvir e ser flexível nas tomadas de decisões;

Ser ético: Em suas atitudes e manter sigilo e discrição.

Ter criatividade: Na resolução e prevenção de desafios.

Relacionamento: Manter o bom relacionamento independente do nível hierárquico.

O profissional de Recursos Humanos é o responsável pelo capital humano nas organizações e    seu maior desafio é desenvolver as pessoas, identificar e reter talentos, ser estratégico, saber ouvir, saber se comunicar com assertividade, ser motivador, administrar conflitos,  ser agente de mudança e ter habilidade, flexibilidade e conviver em qualquer ambiente, trato pessoal independente do nível cultural e hierárquicos das pessoas em uma  organização.  Para exercer este papel é preciso estar atualizado para criar programas que tragam mais positividade e que transforme a organização em um diferencial competitivo.

Sobre a Autora:

Glaucia Sérvio é Psicóloga e Pós Graduada em Administração de Recursos Humanos. Atua há 18 anos na área de Recursos Humanos com ampla experiência nas áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Implantação e Reestruturação dos métodos e processos da área de RH, Responsabilidade Social e Programas motivacionais.

e-Mail: glaucia.servio@gmail.com

Linkedin: servio-glaucia


 

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