Em toda empresa a questão que mais se ouve no RH é “ aqui tem um sério problema de comunicação”. Parece que o problema da comunicação não está com o RH mas com os responsáveis pelas outras áreas ou com a direção.
O RH está preocupado com o seu espaço, com o cuidar das pessoas, quando se esquece que sua responsabilidade é cuidar da empresa através das pessoas. O RH é, antes de tudo, também responsável pelo resultado da empresa.
A comunicação, assim como na vida pessoal, é fator preponderante numa empresa. O relacionamento entre as áreas precisa ser saudável e produtivo e, por conseqüência, entre as pessoas também. O entendimento se faz por meio de uma comunicação saudável e eficaz. O resultado é coletivo e não individual. Assim como a própria palavra diz, comunicação significa ação comum; então é de todos e para todos. A comunicação tem que gerar efetividade, tem que atingir o resultado esperado.
Os profissionais se preocupam muito com a comunicabilidade e não com a comunicação. Comunicabilidade é ter certeza que o recado foi dado. Comunicação é assegurar-se da compreensão da mensagem. São duas coisas bem diferentes.
É fundamental o RH fazer uma reflexão sobre sua responsabilidade com a comunicação dentro da empresa. O RH tem o papel de transformar, de fazer a geração de novas atitudes que tragam resultado, que contribuam para o progresso da organização, com profissionalismo, respeito, ética etc. RH tem o papel de cuidar da comunicação entre as áreas, de trabalhar os interfaces e de desenvolver ferramentas que contribuam para melhoria do resultado, do clima organizacional etc.
Não é um problema para ser cuidado pela direção; é problema do RH.
E a própria comunicação do RH? Você já notou como na área de RH se usam siglas e abreviações, tanto na comunicação escrita como na verbal? RH esquece que a comunicação deve ser efetiva; então, quem a está recebendo deve entender perfeitamente o que se está querendo transmitir e o resultado que se espera. RH esquece que o cliente não está acostumado com a linguagem técnica da área e que ele não é obrigado a saber as siglas que são utilizadas. A linguagem do RH, já que é uma área voltada para as pessoas, deve ser tão clara de forma que todos entendam. Escrever, falar, é para aqueles que estão recebendo a mensagem entendê-la e não para quem a transmite.
E as ferramentas utilizadas para a comunicação? Geralmente é utilizado aquele mal cuidado quadro de avisos, cheio de notícias velhas que ninguém presta mais atenção. Uma vez colocada a informação no quadro foi comunicado! Se alguém não leu, problema dele! E aqueles e-mails mal redigidos, extensos, com erros de português então?
Comunicar é conseguir atingir o resultado esperado. Para isso tem que se pensar em algumas questões: primeiro, deve-se comunicar só o que for útil e necessário a quem vai receber a informação. Se não for útil e necessário juntos, esqueça. Depois, deve-se pensar na melhor ferramenta, aquela que vai atingir todas as pessoas pretendidas e levar à efetividade. Pode-se, dependendo do assunto e do público alvo, utilizar ferramentas diferentes para o mesmo objetivo.
Jamais se deve utilizar siglas, abreviações. Lembre-se, quem entende do RH é você e não seu cliente interno.
O importante é que o profissional de RH sempre pense antes de sair comunicando. Em se tratando de comunicação não se pode ter postura imediatista; é necessário ter atitudes planejadas. Sempre é necessário pensar no resultado que se está buscando e na efetividade da comunicação, para depois definir as ferramentas mais apropriadas, a linguagem que vai ser utilizada e o momento que vai comunicar.
Não se pode esquecer que RH cuida das pessoas, mas o profissionalismo exige que se questione sempre qual a responsabilidade da área e qual a contribuição para o resultado se está dando para a empresa.
Sobre o autor:
Lélio Reinaldo Tocchio: Sócio Consultor da T3 Assessoria e Consultoria Ltda. É um Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH. Especialista no segmento de serviços. Presta consultoria a empresas em desenvolvimento e gestão de pessoas.
site: www.t3consultoria.com.br
e-mail: leliotocchio@uol.com.br
Ser claro é objetivo tem que ser o alvo de qualquer comunicado, pois nunca se sabe ao certo o grau de entendimento dos colaboradores . Muito bom! Concordo plenamente quando se refere no grau de importância que se dar à comunicabilidade e não a comunicação.
😉
Bem Lélio, sei que seu foco é o RH, mas este artigo pode ser estendido para todas áreas de “apoio” de uma organização.
É comum as pessoas destas áreas, a serem questionadas, não saberem qual o propósito principal da empresa em que trabalham.