Ela é considerada a melhor empresa do segmento de e-recruitment e está entre as médias empresas brasileiras que mais cresceram em 2009 e 2010; a VAGAS tecnologia explica o que faz para continuar em ascensão.
Por Sabrina Fantoni,
Em um ambiente que foge do tradicional convencionalismo a RHevista RH foi recebida por Luis Guilherme Testa, gestor de marketing da VAGAS Tecnologia há quase sete anos. A empresa que tem como principal negócio o desenvolvimento de softwares para gestão de emprego, possui o maior e mais bem sucedido site de carreiras do Brasil, o VAGAS.com.br
Nascida em 1999 com a criação do software VAGAS e-partner, uma solução de e-recruitment para a área de Recursos Humanos, foi possível através da ascensão da internet, criar um site de carreira que tivesse a visão do impacto desse então emergente -e hoje insubstituível – fenômeno comunicacional que vem transpondo todo e qualquer obstáculo espacial e ou temporal na sociedade. Desse modo, o VAGAS.com.br vem evoluindo inerentemente com a internet e mudando o paradigma da gestão e comunicação corporativa.
“Empresas escolhendo as melhores pessoas. Pessoas escolhendo as melhores empresas.” É assim que Luis Testa define a função da VAGAS, ao citar a visão da empresa, explicando o porque essa ferramenta tem sido adotada pelas maiores empresas do Brasil.
Com uma receita vinda essencialmente de seus clientes – somando atualmente cerca de mil e trezentos – que englobam desde grandes corporações até pequenas empresas subsidiadas com planos específicos a partir de mensalidades compatíveis com as suas necessidades, fez-se possível que os quase 4 milhões de candidatos cadastrados no VAGAS.com.br pudessem hospedar seus currículos de forma gratuita.
Uma das explicações para tamanho sucesso, segundo Testa, se dá pois “o software rankeia para as empresas os candidatos que possuem mais aderência e qualificação ao cargo, de acordo com os critérios criados pela mesma. Ele possibilita uma rapidez, eficiência e economia na área de RH das empresas que os processos mais tradicionais não oferecem.”
Dentre as características mais marcantes na VAGAS está o crescimento progressivo e estável. Rompendo com o tabu do tradicionalismo e da hierarquia presente nas grandes empresas, a VAGAS foge do convencional desde a vestimenta dos funcionários até o incentivo na autonomia e criatividade de cada um.
Essa cultura totalmente horizontal adotada pela empresa – na qual hierarquia e ordens são ações minimizadas, ou seja, os colaboradores sabem da sua própria responsabilidade – faz com que o lucro não seja a prioridade, mas sim conseqüência do trabalho bem feito. “O foco é se autosustentar, aprimorar e superar os concorrentes com ética por meio da competência e frutos de um trabalho exemplar de cada funcionário” atesta o gestor.
É nítida a satisfação dos funcionários e o bem estar no ambiente de trabalho; entre religiosos lanches da tarde ou partidas de Nintendo Wii na sala de convivência, Luis alega que diversão é um dos estímulos necessários para a criatividade e motivação. Essa política tem funcionado tão bem que a resposta para isso é o seu enorme Market Share, que é estimado em 45 a 50%. Das 200 maiores empresas do Brasil, 78 são clientes, entre elas estão grandes corporações como Pão de Açúcar, Vivara, Natura, Votorantim, Itaú, Grupo Oi Telemar, Fiat, McDonald’s, Rede de Postos Ipiranga, entre outros.
Os prêmios conquistados pela VAGAS durante esses 11 anos de atividade são muitos: “Top5 no Top of Mind Fornecedores de RH na categoria Site para Recrutamento”; “melhor empresa do segmento de e-recruitment” por três anos consecutivos; e eleita em 2009 e 2010 pela Revista Exame PME entre as 40 pequenas e médias empresas que mais cresceram no país; Vale também frisar que a VAGAS.com está entre os 120 maiores sites do Brasil, recebendo em média 275 mil visitas diárias.
Ao ser questionado sobre o que faz da VAGAS ser líder neste mercado, obtendo tanto sucesso e retorno, Testa afirma haver algumas características principais: a primeira é “possuir um software super completo que atende todas as necessidades do RH de uma empresa com ferramenta para testes, para captação de currículos, flexibilidade de se adequar à política de recrutamento e seleção de cada uma…”
A segunda é prestar um serviço personalizado para os clientes, sentar, conversar e entender cada necessidade e expectativa de uma empresa, em suma, é preciso parceria. “Ninguém compra os nossos serviços online e sai usando. É preciso proximidade e auxilio ao cliente.” explica Luis. E o principal diferencial é a imagem que a VAGAS conseguiu criar de empresa confiável, sólida e estável, sendo responsável por informações muito sigilosas e importantes de seus clientes.
A VAGAS é também presente e ativo nas principais redes sociais tendo a quarta maior comunidade do Brasil no Linkedin, o maior Twitter de carreiras do mundo com quase 130 mil seguidores e também o Facebook. Por meio dessas ferramentas ganha-se ainda mais credibilidade devido ao acesso a importantes dicas e informações que clientes e candidatos podem ter.
Dessa maneira é possível compreender o porquê em 2008 ter havido um impressionante crescimento de 92 por cento; mesmo em 2009, quando a crise econômica afetou brutalmente muitas empresas, a VAGAS conseguiu obter um crescimento de 30 por cento. Não sendo diferente em 2010, chegando aos 52 por cento.
O objetivo é continuar mantendo essa evolução e ampliar ainda mais o mercado para empresas brasileiras que não somente correspondam ao eixo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E que esses novos clientes potenciais façam com que a rotatividade da empresa continue sendo baixa, aumentando assim a gama dos mais novos clientes fieis.