O RH 2.0

Gisela Kassoy
Gisela Kassoy

Entre as inúmeras definições de Web 2.0, encontramos sempre referências a seu favorecimento à participação, ao compartilhamento, à interação.

Daí a minha reflexão: o RH é uma área 2.0? E minha resposta seria: tem tudo para ser, já que é a área que atua diretamente com as pessoas, gerida por indivíduos com a missão de ouvir, pedir feedbacks, conhecer e desenvolver profissionais.

Se uma parte do “ser 2.0” provém da atitude, é a intimidade com o mundo virtual que ajuda o RH a compor possibilidades de uso da internet (e intranet) como instrumento estratégico para a área e para a empresa.

Infelizmente, quando se fala do uso da  internet pelo RH , o que vem à mente de muitas pessoas é a prática de vasculhar a vida dos candidatos no Facebook para avaliar seu caráter. Não é um uso dos mais lisonjeiros, e, com certeza, não é 2.0.

Mesmo o uso de surveys e os cardápios de benefícios estão muito aquém das possibilidades

Há inúmeras oportunidades na rede interna para o profissional de RH desempenhar seu papel no fomento do aprendizado e da inovação, os principais pilares da era do conhecimento.

Enquanto consultora em Inovação e Adoção de Ambientes Virtuais fico feliz ( e aliviada) em ver profissionais de RH resgatando seu espaço em programas como os de Geração de Ideias ou de Gestão do Conhecimento.

Mas as oportunidades não são só essas: o RH pode criar estratégias motivacionais e educativas através de jogos e campanhas. Pode prover espaços para a interação social. Pode criar inúmeras plataformas de diálogo com o próprio RH, com a cúpula ou com outras áreas .

E pode também, aliás – deve – amparar iniciativas como os Wikis ou as Redes Sociais Corporativas favorecendo a mudança de cultura organizacional rumo à participação e o trabalho em rede .

Como diz Fernando Viberti, diretor Instituto Intranet Portal, em seu artigo RH-e-Intranets-Avancadas-muito-alem-do-self-service  nada mais natural (e urgente) que o RH  esteja no “núcleo duro” das principais decisões estratégicas, onde se define como apoiar o negócio e o que priorizar na intranet para torná-la uma efetiva ferramenta de trabalho”

E a mim só resta dizer: RH, aproveite!

 

Sobre a autora:

Gisela Kassoy é especialista em Criatividade e Inovação, facilita grupos de geração e avaliação de ideias, realiza seminários e palestras e dá consultoria para programas de ideias e adoção de ambientes virtuais. Realizou trabalhos em quase todo o país e nos EUA, Europa e América Latina. Graduada em Comunicações pela FAAP/SP, fez sua formação específica na Universidade de Nova York em Buffalo, no Centro de Liderança Criativa da Carolina do Norte e na Escola de Gerentes do MIT. É Psicodramatista com Formações em Dinâmica de Grupos, Grupos Operativos e Design Thinking.

site: www.giselakassoy.com.br

e-mail: gisela@giselakassoy.com.br

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.