Acho bastante sugestivo meu novo livro de Liderança Transformadora ser lançado exatamente no mês de maio, considerado mês das noivas… Não consigo deixar de imaginar que ser líder é fazer um casamento com o bem comum.
Nos últimos anos, tivemos um rápido e intenso desenvolvimento tecnológico sem, no entanto, igual correspondência no progresso espiritual, moral e político da humanidade. Você conta hoje com recursos tecnológicos que seus pais jamais teriam sido capazes de imaginar, no entanto a humanidade nunca esteve tão ávida por descobrir o sentido da vida.
Profissionais buscam empresas onde possam manifestar seu potencial criativo e produtividade, encontrando realização pessoal por meio do trabalho. Querem ser respeitados e valorizados por seus gestores, fogem de pressões exageradas e assédio moral. E o aspecto mais significativo para a produtividade baseia-se na qualidade do relacionamento entre líder e liderados. Pessoas satisfeitas tem uma produtividade no mínimo duas vezes maior do que os demais trabalhadores.
Gestores do século passado ainda focam seu papel no controle e obediência, quando sua missão é despertar a motivação e o compromisso. Assim como nos casamentos, cumplicidade é gerada com amor e confiança e não com abuso de poder. O ganho para as empresas é que os valores mais profundos que brotam da alma, tais como confiança, honestidade e solidariedade sempre levam a decisões pessoais e empresariais seguras.
A destruição ambiental e a desintegração social estão dominando as manchetes em todo o mundo. E algumas pessoas ainda agem como se estivessem num barco onde no extremo oposto existe um furo e enquanto contemplam seus colegas desesperados tentando jogar a água fora, afirmam: “o problema não é comigo. Meu lado do barco está completamente seco!”
Líderes Transformadores Inspiram moralmente seus seguidores, estimulando necessidade de auto-realização e comprometimento com valores e interesses coletivos. O resultado da Liderança Transformadora é uma relação de estímulo mútuo e elevação que converte seguidores em líderes e pode converter líderes em agentes morais. Trabalhando desta forma, é possível construir um casamento capaz de durar para sempre e gerar uma sociedade capaz de co-criar um mundo melhor para se viver.
E você, está disposto a fazer sua parte para este casamento durar para sempre?
Conheça o novo livro de Marcia Luz: “Agora é pra Valer – a verdadeira história de quem passou de CHEFE dos outros para LÍDER de si mesmo”. Nas melhores livrarias ou no site: www.marcialuz.com.br
Sobre a autora:
Márcia Luz é Psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestalt Terapia, mestre em Engenharia de Produção. Sócia Presidente da Plenitude Soluções Empresarias. Autora dos livros: Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena e Outras Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena.
site: www.marcialuz.com.br
e-mail: plenitude@marcialuz.com.br