É natural, dentro do crescimento profissional, quando as competências e habilidades estão presentes para tal. Contudo, alguns profissionais no processo de Plano de Carreira, aspiram pelo Poder, porém mostram uma fragilidade por não conhecerem o verdadeiro sentido da ação/palavra Poder, consequentemente deixando-se levar pela vaidade de ocupar um cargo onde lidera ou manda de uma forma impositiva. Em uma equipe, o poder do líder pode influenciar negativa ou positivamente nos resultados, nos relacionamentos e no reconhecimento de todos, principalmente na vida de quem o exerce, porque o Poder não é eterno, e estar no Poder não significa ser o Poder. A partir do momento em que isso é compreendido pelas lideranças, torna-se um grande aliado para os resultados esperados nas organizações. A comunicação entre as equipes estabelece-se cada vez melhor e se faz mais esclarecedora, sendo ela fundamental para aqueles que estão à frente das lideranças, por terem a capacidade de influenciar e desenvolver pessoas.
E, falando em liderança, podemos dizer que ela só é possível quando se acredita na capacidade das pessoas. Quando o líder desperta o brilho nos olhos dos liderados, quando lidera, confia e conquista, acolhe as inseguranças, ouve as dúvidas com o olhar construtivo, compreende as diferenças intelectuais, não hesita com uma posição firme, se necessário. Quando confia e é confiável, porque o líder é o representante da sua equipe, defende-a das possíveis injustiças. Dessa forma, seus liderados estarão trabalhando por uma causa: Você e o que você, “líder”, acredita.
O Poder é um efeito da insegurança ou um revelador de personalidade?
Liderar é buscar o máximo de cada um, é provocar o desenvolvimento.
Sobre a Autora:
Maria de Lourdes Menezes: 20 anos de experiência em RH, atuando em processos de captação e desenvolvimento de pessoas, em empresas de médio e grande porte. Graduada em Psicologia, Pós-graduação em Adm. Hospitalar e em Gestão de Pessoas. Graduando Direito. Atuação na área clinica com adultos e adolescentes em atendimento Psicoterapêutico, Cirurgia Bariátrica e Orientação Vocacional.
e-Mail: mmalupsico@terra.com.br