A escolha é uma necessidade muito comum nos dias de hoje. Precisa ser célere para uma decisão ágil, ratificada pela comunicação abreviada e veloz do cosmopolita, num mundo excessivamente conectado e com exigências de adaptação cada vez maiores.
E como escolher diante de tantos impasses que a antecedem?
A escolha pressupõe, no mínimo, duas alternativas, e se somente uma pode ser objeto de continuidade, haverá a perda da outra. Já nos invade o luto? Eis uma dificuldade momentânea a superar.
Entretanto, se há tantas outras alternativas para a escolha, como optar por apenas uma? Qual o critério e o valor a serem utilizados? Como continuar dentro da zona de conforto?
A dica para o mundo corporativo e, principalmente, para a sobrevivência diária é mais uma vez o princípio do autoconhecimento. A inicial dificuldade está nos fatores: boicote de si mesmo e a escolha propriamente dita.
Existe boicote de si? Em geral, é o que mais se faz, e a percepção disso é quase nula, distanciando-se a pessoa do sonho e objetivo profissional. Portanto, manter clara e firme a meta e o caminho a seguir para sua consecução é fundamental. Determinação e vontade!
O rumo pode mudar no meio do caminho? A exigência em atender o outro, inclusive a um gestor imediato, pode interferir na escolha. A percepção da situação sinaliza para a flexibilidade e ponderação na escolha, equilibrando o bem-estar. Resiliência!
As escolhas trazem consequências, e se você escolhe a sua escolha, é possível perpetuá-la a partir da fidedignidade aos seus valores e do profissionalismo, sendo o alicerce para as demais escolhas.
Avalie continuamente o que você pode desenvolver para que a sua escolha se fortaleça num princípio: autonomia em poder escolher.
Sobre a Autora
Nanci Takahashi Passoni é Psicóloga, com pós-graduação em RH e especialização em Administração pela FGV/SP, com mais de 20 anos de experiência generalista e em gestão de Recursos Humanos, Desenvolvimento e Qualidade, com atuação em empresas de serviços, perfumaria e cosméticos, metalurgia e consultoria..
E-mail: nanci.passoni@gmail.com