Todo ambiente onde as pessoas estão juntas focadas em um objetivo comum, principalmente no ambiente de trabalho, cada um tem que assumir o que é e como é para si mesmo e, a partir daí, como precisa ser para os outros, para fazer parte integrante desse objetivo comum no qual todos se dedicam em alcançar.
Subordinar o próprio conhecimento de si ao cuidar do outro é perceber que algumas pessoas merecem nos conhecer melhor e merecem ser conhecidas. Quem cuida de si e de seu conhecimento, se oferece aos outros, não para se mostrar, não para desfilar o que sabe, mas para dividir o brilho da importância de ser o que é. Assim como o atleta que realiza seus movimentos de forma correta e precisa para concluir de forma perfeita sua tarefa junto com e para a sua equipe.
A técnica do saber e agir é uma arte e só é reconhecida quando ofertada, compartilhada com os outros, portanto é preciso ser um bom artista, um bom atleta porque saber o que se deve fazer é deixar à disposição dos outros e da sua equipe seus conhecimentos sempre à mão para serem utilizados quando exigidos.
Quanto mais cuido de mim aprimorando meus conhecimentos, minhas técnicas, minha arte mais estou pronto para cuidar de cada um que está comigo, na minha equipe, na minha vida. É uma atitude, uma forma de fazer parte de um todo, de agir, de se relacionar, de viver e aprender consigo mesmo e com cada um. É isso que vai refletir diretamente no seu resultado e, como conseqüência, no resultado de cada um que estiver com você, no resultado da sua equipe.
Assim cuidar de si é praticar a liberdade de cuidar dos outros, de construir um processo de aprendizagem em comum e quem cuida do outro zela pelo processo de crescimento de todos, para que cada um seja melhor do que é, respeitando seus valores, sua história e seus interesses.
Liderar é cuidar do outro e dividir o brilho do conhecimento. Quanto mais cuidamos de cada um a nossa volta tornamo-nos o que nunca fomos porque a cada aprendizado ficamos diferentes do que éramos.
Cuidar de si, cuidar do outro, liderar e ser liderado é aprender sempre que a vida é uma obra de arte que deve ser construída com prazer e com precisão.
Sobre o Autor:
Luiz Alberto Borcsik, Consultor, palestrante e professor em cursos de graduação e pós-graduação. Atuou por mais de 30 anos na área de Recursos Humanos em empresas de destaque nacionais e multinacionais, dedicado aos processos de gestão de pessoas, revisão de estruturas e processos organizacionais. Psicólogo e pós-graduado em Gestão de Pessoas.
Contatos: