A Comunicação é uma das mais importantes e desejadas competências para o perfil de um profissional, independentemente do cargo, seja ela a linguagem falada, escrita ou corporal. A grande importância a faz ser o motivo de reprovação de candidatos no processo de recolocação no mercado de trabalho, sejam elas:
- Pela dificuldade do candidato expor verbalmente suas ideias com clareza e entendimento, fazendo com que ele, não consiga interagir com outras pessoas;
- Pelo comprometimento da escrita, com uma linguagem gramatical não adequada, demonstrando essa deficiência em todas as suas comunicações, entre elas: e-mail, facebook, watsApp, SMS etc.;
- Na comunicação corporal inadequada, onde o corpo fala pelos gestos, expressões faciais e postura.
A comunicação no seu desempenho, esta associada ao conjunto de conhecimento da língua literária, aliado ao processamento mental e da positividade na transmissão aos interlocutores, nos âmbitos corporativos, pessoal ou social, no entanto, esta desenvoltura pode não ser fácil, mas é possível com estudo, através de muitas leituras e escritas, e cursos de aperfeiçoamento. O profissional que possui a habilidade de se comunicar, é que se destaca como concorrente no mercado de trabalho, pois consegue atender, compreender e responder as solicitações do mundo em que vivemos, diante da necessidade de respostas e atitudes rápidas nas resoluções de problemas.
A habilidade na comunicação é uma alavanca para o sucesso profissional.
A comunicação é responsável pela transmissão do conhecimento humano.
Sobre a Autora:
Maria de Lourdes Menezes: 20 anos de experiência em RH, atuando em processos de captação e desenvolvimento de pessoas, em empresas de médio e grande porte. Graduada em Psicologia, Pós-graduação em Adm. Hospitalar e em Gestão de Pessoas. Graduando Direito. Atuação na área clinica com adultos e adolescentes em atendimento Psicoterapêutico, Cirurgia Bariátrica e Orientação Vocacional.
Email: mmalupsico@terra.com.br