eSocial: Você está entre os mortos e feridos, ou vive na paz esperada?

Odair Fantoni

Segundo a Wikipédia[1] Web Service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web Services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados. Cada aplicação pode ter a sua própria “linguagem”, que é traduzida para uma linguagem universal, um formato intermediário como XML, Json, CSV, etc.

Já de acordo com a i-Stream[2], Webservice é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. […] Para as empresas, os WebServices podem trazer agilidade para os processos e eficiência na comunicação entre cadeias de produção ou de logística. Toda e qualquer comunicação entre sistemas passa a ser dinâmica e principalmente segura, pois não há intervenção humana.

Ou seja, resumidamente, Web Service permite que sistemas diferentes se comuniquem diretamente, sem a necessidade da interferência dos usuários. Portanto, não há  necessidade dos usuários comandarem a geração e envio de arquivos e, nem mesmo, ficar “de olho” se ocorreu alguma inconsistência em razão de erro de estrutura do arquivo ou não conformidade da informação prestadas, pois, nestes casos, automaticamente, os sistemas devem fazer chegar ao usuário mensagem da ocorrência com as dicas de possíveis ajustes.

Infelizmente, alguns sistemas não se prepararam adequadamente para isto e, estão deixando nas mãos dos usuários tarefas que deveriam ser automáticas (Vejam exemplo ao final deste artigo).

Assim, obviamente, o eSocial, não por culpa dele, em vez de ajudar, causa transtornos diversos aos usuários, aumentando em demasia a carga de trabalho dos profissionais de departamento pessoal, folha de pagamento e SST – Saúde e Segurança do Trabalho.

Portanto, o que objetivava ser um grande avanço na forma de comunicação entre empresas e governo, forma esta, estudada e definida por técnicos do governo em conjunto com os técnicos do SERPRO e diversos profissionais das empresas do intitulado “grupo piloto”, tem resultado em reclamações generalizadas por parte das empresas do 3º grupo,  composto, principalmente, de micros, pequenas e médias empresas, cujos processos, geralmente, são realizados através de Escritórios de Contabilidade.

Por este motivo, acreditamos, caberia ao governo validar, ou habilitar empresas, para validar e autorizar aplicativos de folha de pagamento e de gestão de SST a fim de, realmente possibilitar aos usuários a redução significativa dos processos das respectivas atividades citadas.

Entretanto, do contrário, por não interferir nesta questão, estamos assistindo o desmanche do eSocial, que, inclusive, será subdividido em dois sistemas, gerando muito mais trabalho aos profissionais envolvidos nos processos citados.

Veja se seu sistema de folha realmente está adequado ao eSocial:

Exemplo de processos Admissão

1) Após cadastrar um novo empregado, o sistema faz a comunicação com o eSocial automaticamente e, sem necessidade de comandos extras. Ele automaticamente gera o evento (arquivo) S-2200, envia ao eSocial e, em caso de erro na estrutura do arquivo ou não conformidade de informação envia mensagens aos usuários para que se realizem os ajustes necessários.

Nota: observe que neste exemplo o trabalho do usuário acaba após o cadastro finalizar os imputes de dados do novo empregado e, só é retomado se for avisado pelo sistema de um possível erro.

2) Após cadastrar um empregado, o usuário deve:

  1. comandar a geração do evento (arquivo) S-2200;
  2. em seguida, deve comandar o envio do evento através da mensageria;
  3. depois, deve verificar se o arquivo foi aceito pelo eSocial;
  4. por fim, deve verificar se as informações enviadas estavam corretas e se foram aceitas pelo eSocial.

Nota: observe que neste exemplo, além de cadastrar o novo empregado no sistema, o usuário deve realizar, pelo menos mais quatro atividades, isto se não houver erros, o0u na estrutura do arquivo, ou erro de informações, por exemplo, uma data de nascimento em que foi invertido o dia e mês.

A diferença entre a opção “a” e “b” é gritante e, obviamente, os que utilizam sistemas da opção “a” tem muito mais tempo para se dedicarem às suas tarefas diárias. Também é fácil imaginar o quanto reduzirá as atividades do DP quando as demais obrigações (atualização de CTPS, CAGED, SEFIP, RAIS, DIRF, SEFIP, CAGED e outras) deixarem de existir.

Agora, imagine o nível de trabalho que os sistemas mal elaborados podem gerar para os usuários levando-se em conta as mais de 2 mil informações que serão prestadas ao eSocial (alterações de cargos, alterações de salários, alterações de endereços, mudanças de local de trabalho, informações de atestados médicos, etc.

Assim fica a pergunta, com qual tipo de sistema você prefere trabalhar?

Sobre o Autor:

Odair Fantoni é Coach do sistema ISOR®, com certificação internacional instituto Holos reconhecida pela ICF – International Coach Federation. Palestrante, Executivo de RH, Especialista Pós-graduado em Direito do Trabalho. Profissional atuante há mais de 35 anos em RH e Sistemas de Gestão de RH nas seguintes empresas: Editora Abril, Círculo do Livro, IPL Informática, Sênior Sistemas, Construtora Rodrigues Lima, Elenco Informática e Nydus Systems. Palestrante sobre diversos temas, tais como: Danos Morais no Ambiente de Trabalho, Desoneração da Folha de Pagamento e eSocial. Diretor Presidente do Portal RHevista RH e Diretor de Conteúdo da ABF Educação. Autor do livro eSocial Fácil: Implantação Consciente, publicado de Editora LTR. Ao longo de sua carreira profissional, com consultor de sistemas de RH assessorou centenas de empresas, entre elas: Itautec, Metal Leve, Construtora CBPO, Duratex Florestal, Grupo Estado de São Paulo, Grupo Folha, UOL, Grupo Plaza, Shopping Ibirapuera, Shopping Morumbi e Pestalozzi. Em relação ao eSocial, através de palestras, cursos, mentoring e consultoria já desenvolveu mais de 6 mil profissionais e 1200 empresas.

O Autor realiza uma série de atividades voltadas ao eSocial, dentre elas Treinamento In Company, Mentoring, Consultoria de implantação e Diagnósticos de Sistemas de Folha de Pagamento, SST e Ponto Eletrônico, a fim de detectar e recomendar eventuais ajustes necessários para o pleno atendimento ao eSocial e outras obrigações legais.

Informações e contato:
Fones: 11 3928-1333 / 11 96498-7017
e-mail: odair.fantoni@gmail.com

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[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_service

[2] https://www.soawebservices.com.br/como-funciona.aspx

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