Pare de procrastinar!

Fran Winandy

Você já ouviu falar em Procrastinação? Não? Possivelmente é algo que você faz o tempo todo! Sabe quando você tem que fazer alguma coisa e não tem a menor vontade? Vai fazendo outras coisas, como se aquilo não tivesse a menor importância, mas não consegue parar de pensar no que você finge ter esquecido?

As redes sociais são grandes motivadores de procrastinação: quando você percebe, já se foi boa parte do seu tempo sem que nada do que você precisasse fazer tenha sido realizado. Aí vamos sendo tomados por uma angustia, uma ansiedade, mas não conseguimos agir! O que fazer quando isso ocorre?

A primeira dica é “tirar da frente”. Sim, quando você tiver que fazer algum trabalho ou resolver algum assunto, tente fazer isso o mais rápido possível. Evite distrações e pense em como será bom passar o resto do dia sem este peso na consciência.

O ideal é você ter até três metas para resolver logo no início do dia, quando está com energia para trabalhar.

Use o princípio 80/20 para te ajudar a definir o que é realmente importante. Segundo ele, 20% do que fazemos é responsável por 80% dos nossos resultados, ou seja, se fizermos uma lista com todas as nossas tarefas e conseguirmos achar quais são esses 20%, manteremos o foco no que realmente importa.

Nem sempre você conseguirá “tirar da frente” tudo o que sobrar. Faça uma análise do que você consegue dar conta, do que é possível delegar e do que você terá que agendar para outra data. Mas atenção ao monitoramento! O ideal é fazer uma planilha, com o nome do responsável e a data de entrega. Ah, e quando estiver fazendo isso, não abra suas redes sociais: deixe para fazer isso à noite ou em horários específicos.

Ao final da semana, faça uma revisão e programe a semana seguinte. Isso te ajudará a não desistir! Boa sorte!

Nota: Temos o hábito de “empurrar com a barriga” as coisas que não gostamos de fazer e ficamos aflitos com isso, pois sabemos que teremos que concluir nossas tarefas e entregar nossos trabalhos dentro de prazos determinados. Existe alguma estratégia para driblarmos a nossa mania de procrastinar?

Sobre a Autora:

Fran Winandy é Psicóloga com MBA em RH e Mestrado em Gestão Humana e Social  nas Organizações. Com 30 anos de experiência na área de RH, é sócia de Consultoria, professora de Pós Graduação e especialista no tema Diversidade Etária.

Contato: https://br.linkedin.com/in/franacalantis/pt

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.