Fabio Costa, CEO da Agência Casa Mais, aborda o processo de criação de uma plataforma digital 3D gamificada no setor da Saúde
Com o objetivo de se tornar a “Netflix da Saúde”, por meio de uma plataforma exclusiva com acesso gratuito a conteúdos educacionais, webinars e workshops da área médica, a GE Healthcare – líder mundial em tecnologia médica e ciências da vida – contratou o empreendedor Fabio Costa e sua equipe para o cumprimento dessa missão. CEO da Agência Casa Mais, pioneira em realidade virtual no Brasil, além de oferecer soluções interativas em realidade aumentada e plataforma gamificada em 3D, Costa conta que foi desenvolvido um serviço de streaming que atendesse, exatamente, as necessidades da GE Healthcare. Trata-se de uma nova versão da plataforma GE Live Room, que ainda permite visitar estandes da empresa através de um showroom virtual.
De acordo com o empreendedor, o maior desafio para tal criação foi equilibrar a qualidade visual do projeto com o seu desempenho. “O Live Room conta com mais de 40 equipamentos médicos modelados em 3D, com os quais desenvolvemos uma aplicação com um visual moderno e atraente, mas sem prejudicar a performance do game. O usuário pode caminhar pelo showroom virtual, visitar as áreas médicas e conhecer todas as características dos equipamentos com vídeos e catálogos digitais da GE Healthcare. Utilizamos a nossa plataforma chamada REUNI para a criação do game imersivo em 3D e várias técnicas de otimização”, completa o CEO.
Outro desafio apontado por Costa foi garantir um ótimo trabalho em equipe para que tudo fosse alinhado e desenvolvido de acordo com as necessidades específicas de cada uma das áreas responsáveis pelos produtos da GE Healthcare. “A partir desse trabalho colaborativo, criamos toda a interface digital desta ambientação, a fim de que tudo fosse acessado de forma simplificada por meio do menor número de cliques”, completa.
Além disso, Costa e sua equipe tiveram que lidar com a tarefa de desenvolver modelos mais leves e acessíveis em todos os dispositivos, como smartphones e tablets. Para isso, executaram um trabalho complexo de retopologia, que adaptou mais de 60 modelos 3D com muitos polígonos para versões mais simples e otimizadas, contendo as mesmas características.
A plataforma estreou em março deste ano e todo o seu processo de desenvolvimento, planejamento, execução e publicação durou seis meses. Segundo Costa, a criação ocorreu em cinco etapas: planejamento: criação de um modelo gráfico em 2D para a elaboração de toda a ambientação digital do espaço; modelagem: desenvolvimento de modelos 3D e retopologia de mais de 40 equipamentos; programação e interface: inserção dos modelos na plataforma de desenvolvimento, em que cada clique, botão ou menu de interação passa a ganhar vida; criação de personagens virtuais para humanizar a experiência e deixá-la ainda mais completa com modelos e animações simples; e revisão e publicação: colocando o projeto ao alcance de todos.
Para Rafael Rodrigo Leitão, gerente de E-commerce e Marketing Digital da GE Healthcare no Brasil, a parceria com a Agência Casa Mais superou as suas expectativas. Ele ressalta que a Agência atuou frequentemente e ativamente com todas as equipes necessárias para o desenvolvimento do projeto, demonstrando um elevado nível de conhecimento técnico. “Ela transformou as nossas ‘dores’ em soluções por meio da tecnologia, ou seja, tornou os nossos objetivos em algo palpável e agregador na vida de nossos clientes e também do negócio como um todo”, diz.
Leitão pretende seguir a parceria com a Agência, a fim de aprimorar a GE Live Room cada vez mais, por meio de um processo de gamificação, Inteligência Artificial e Realidade Virtual, desafios cada vez mais presentes e necessários no cenário atual.
Todos podem ter acesso à plataforma, afinal ela não envolve apenas os profissionais do setor de Saúde, mas estudantes e demais interessados no assunto, que também poderão pesquisar e assistir a todos os materiais digitais disponíveis. Para acessá-la, basta clicar no link:https://geliveroom.com/