Além da adesão ao Pacto Global, a companhia lança a Temporada de Sustentabilidade com o objetivo de conscientizar o público interno sobre boas práticas sustentáveis
A Porto acaba de ingressar no Pacto Global da ONU Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.
Além da adesão ao Pacto Global, seguindo sua agenda de crescimento sustentável, a Porto lança a Temporada de Sustentabilidade, que manterá o assunto ainda mais vivo na Companhia através de diversas iniciativas de educação socioambiental, sendo uma delas a Jornada da Sustentabilidade para o público interno. A iniciativa entrega aos colaboradores uma série de conteúdos sobre boas práticas em sustentabilidade que também proporcione entendimento dos princípios ASG (Ambiental, Social e Governança) e possíveis aplicações aos negócios. A iniciativa inclui um ambiente virtual com uma trilha de aprendizagem sobre os conceitos de sustentabilidade e ASG, Lives, vídeos em formato de pílulas, além do Podcast Porto de Partida.
“Em 2022 não teremos semana e nem mês de sustentabilidade, mas sim abriremos a Temporada de Sustentabilidade que tem por objetivo o reforço do posicionamento da Porto em relação à nossa Plataforma de Sustentabilidade e ASG para o mercado por meio de um compromisso público, além do início do primeiro ano da Jornada de Aprendizagem em Sustentabilidade para público interno”, explica Carolina Zwarg, diretora de Pessoas e Sustentabilidade da Porto.
Presentes nas atividades das áreas de negócios da Porto, os assuntos ambientais, sociais e de governança são orientados pela Política de Responsabilidade Social e Ambiental, que é periodicamente revisada pelas diretorias de Sustentabilidade e de Riscos e Compliance, a fim de acompanhar as mudanças da empresa e da sociedade em geral. Além disso, “os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão presentes e alinhados nas atividades, projetos e estratégias da área de Sustentabilidade, desde 2015, e diante desse histórico entendemos que a empresa está preparada para essa nova etapa de formalização deste compromisso público. Com essa movimentação, nosso objetivo é impulsionar a credibilidade e posicionamento da Porto junto ao tema”, avalia Roberto Santos, CEO da Porto.
Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da Porto com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 17 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1500 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.
Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos 10 princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações no link.
Sobre a Porto
A Porto é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com mais de 75 anos de mercado, a companhia possui três verticais de negócios: Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank. Além de 11,7 milhões de clientes únicos, 13 mil funcionários, 12 mil prestadores e 36 mil corretores parceiros, a empresa conta ainda com 55 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Ao todo 27 empresas fazem parte do universo Porto Seguro — entre elas: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência e Porto Seguro Uruguay. Em 2021, a Companhia apresentou R$ 21,5 bilhões de receita e lucro líquido de R$ 1,54 bilhão. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.