“Olá. Estou aqui trazendo meu currículo, pois quero fazer parte desta conceituada empresa. Sou formado e atualmente faço uma especialização, além de cursos extras que participo periodicamente!”
Eis aí uma afirmação que, infelizmente, não se ouve todos os dias!
O mundo em que vivemos é extremamente competitivo. Isso é até redundante falar. Mas, muitas pessoas, principalmente os mais jovens, não se preocupam em se qualificar para conseguir um bom emprego ou até mesmo para melhorar o desempenho do trabalho que já exerce.
O mercado está carente de mão de obra qualificada e isso, é uma realidade de diversas áreas. Muitas empresas sofrem para encontrar a pessoa certa para determinados postos de trabalho.
Existem desempregados, mas também existem “pessoas disponíveis para o mercado”. Mas, estas pessoas, precisam estar atentas às necessidades deste mercado. E o que o mercado necessita? De profissionais motivados, preparados e qualificados.
Bom, é possível que você se questione: “Mas se eu estou ‘disponível para o mercado’, não tenho condições financeiras de ingressar em um curso”. Existem diversas instituições que oferecem treinamentos gratuitos e de qualidade, que podem ajudar você momentaneamente. Porém, é mais interessante pensar antes de acontecer.
O ideal é procurar participar de cursos, palestras, seminários, enquanto se está com um emprego garantido e com salário certo no final do mês. Assim, além de ficar atualizado nos ensinamentos e acontecimentos para um possível percalço de falta de emprego no futuro, você estará demonstrando para seus atuais superiores que sua postura é de um profissional que se preocupa em melhorar.
Como eu trabalho com treinamentos, ouço muitas vezes alguns empresários afirmarem que os funcionários só participam de cursos se a própria empresa pagar e, o pior, obrigar a equipe a participar. Isso não é um bom sinal! É interessante você surpreender o seu empregador e participar de um evento de capacitação sem a orientação da empresa, ir por conta própria.
“Ah… mas eu vou pagar tudo? Não é justo, pois vou aplicar o que aprendi na empresa!”. Discordo deste pensamento. Pense que o fato de fazer um curso de capacitação profissional, é uma forma de investimento e, o melhor de tudo, ninguém tira de você o que foi aprendido, continue você na empresa ou não.
Encare o Sucesso profissional como uma oportunidade. Ela pode bater na porta de todos, mas entrará apenas na casa do mais Preparado para recebê-la. Pense nisso…
Conte comigo.
Forte abraço e que Deus abençoe… Sempre!
Sobre o autor:
Danillo Xavier Saes: Empresário, professor e palestrante. Especialista em Gestão Empresarial. Diretor da empresa ONLINE Treinamentos e Informática. Professor universitário. Atua em treinamentos na área de gestão e comportamental como Equipe, Liderança, Motivação dentre outros. De forma dinâmica e promovendo a interação com os participantes, proporciona momentos de reflexão e troca de informações, através de experiências vivenciadas no cotidiano profissional.
twitter: twitter.com/danillosaes
Parabéns pelo artigo. Achei ótimo
abraços