UNS Competition nasceu como um programa de incentivo aos colaboradores e atualmente é considerado o coração da rede de idiomas.
Para garantir a expansão constante e o sucesso da marca dentro do competitivo mercado de escolas de idiomas, a UNS Idiomas – rede de escolas de inglês para adultos com cursos em 18 meses – investe em um programa único de relacionamento totalmente focado nos colaboradores e franqueados. O UNS Competition é mais do que uma ferramenta de endomarketing, é uma filosofia de trabalho elaborada dentro da rede que estimula e motiva o público interno.
O programa, que engloba uma competição segmentada pelas atividades realizadas em cada área da empresa, tem a missão de trabalhar a gestão de pessoas em cinco frentes: formação de líderes, aumento da rentabilidade da unidade, motivação da equipe, multiplicação da confiança e da credibilidade da marca em seus colaboradores e estimulação de novos empreendedores.
Cada temporada do UNS Competition tem duração de quatro meses. Além disso, semestralmente a empresa organiza uma convenção para divulgar os resultados e premiar os melhores desempenhos. Para muitos colaboradores e até mesmo para alguns franqueados, a expectativa de estar entre os finalistas é o ponto alto da competição. “Nunca pensei que pudesse superar as minhas próprias metas e graças à aposta que a UNS Idiomas fez em mim, hoje, me tornei uma gerente regional da rede”, explica Flávia Malaquias, vencedora da sétima temporada da competição. Ela conta que entrou na rede trabalhando como trainee e em quatro anos conquistou um cargo de gestão importante.
Flávia levou o prêmio mais alto do UNS Competition. Foi condecorada como melhor líder de equipe e promovida a gerente regional da empresa. Além de incentivar melhores resultados, o programa cria dentro da empresa um plano de carreira, no qual as promoções são feitas por meio dos pontos conquistados em cada temporada da competição.
“O resultado da Flávia na sétima temporada do UNS Competition reflete exatamente o espírito da ferramenta: colaborador querendo superar seus limites, atingir novos patamares e conquistas, ser reconhecido e estimulado pelo seu líder, que implica em resultados excelentes para toda a empresa”, explica o presidente da rede UNS Idiomas e criador da ferramenta, Marcel Magalhães.
Os franqueados também participam da competição, pois muitos estão na gestão da unidade em algum dos departamentos: comercial, administrativo ou pedagógico, lembrando também os mesmos estão, paralelamente, competindo por prêmios de melhor franquia em três categorias Emergente, Pleno e Master, de acordo com o período de abertura da unidade, homenageados aqui uma vez ao ano. Com este formato, a UNS Idiomas desenvolveu uma forma de controlar o desempenho de cada escola e motivar todos os envolvidos na rede: desde o funcionário da recepção, passando pelos líderes de equipe (responsáveis pelas ações desenvolvidas no período da disputa) e chegando até o franqueado, que por conseqüência, aumenta a rentabilidade do negócio.
Em quatro anos de funcionamento, os resultados são significativos em todas as áreas:
-80% dos atuais diretores comerciais iniciaram na empresa como trainees;
-65% dos novos investidores da rede fecharam o negócio depois de conhecer as vantagens do UNS Competition;
-70% dos franqueados têm mais de uma unidade UNS Idiomas, devido ao forte desempenho dos funcionários da escola por conta do UNS Competition;
– A maioria das aprovações de aberturas das novas unidades para os que já são franqueados, acontece baseada no desempenho do UNS Competition.
Além do programa que envolve todo o público interno da rede, as equipes das áreas administrativas e pedagógicas também são estimuladas por meio de competição exclusiva. O UNS Academic premia as unidades com o melhor time pedagógico e administrativo. Assim como acontece no departamento comercial, os resultados também são muito positivos. Uma das unidades da rede atingiu zero de inadimplência durante um mês, estimulada pelo programa.
O Início
Quem olha para o programa UNS Competition, com o formato que tem hoje, não imagina que tudo começou com a publicação de um blog chamado “Loucos de Terno”, elaborado pelo presidente da rede Marcel Magalhães.
Quando inaugurou a sua primeira unidade, Magalhães montou a ferramenta para comunicar as conquistas da empresa aos colaboradores, que cada vez mais acessavam o endereço para ver seus resultados divulgados.
Diante do interesse das pessoas pelo blog, Magalhães criou o personagem Seu Oswaldo, um jornalista que escrevia as notícias da escola e comentava as conquistas dos colaboradores. “Nesta época eu usava o pseudônimo para estimular meus funcionários e a ideia deu certo; as pessoas ficavam ansiosas para ler os comentários do Seu Oswaldo e foi assim que eu comecei a desenvolver o UNS Competition. Com a ferramenta é possível motivar os colaboradores e estimulá-los a buscar sempre cargos mais altos dentro da rede”, conta Magalhães.
Atualmente, a ferramenta de endomarketing criada pelo empreendedor é o que move a rede porque traz resultados positivos, fortalece a marca e cria um plano de carreira com ascensão rápida e que só depende do desempenho de cada membro da equipe. Assim, cria-se uma forma justa de promoção dos colaboradores. Além disso, o UNS Competition é uma maneira eficaz de manter todas as unidades da rede em perfeita sintonia e sempre dentro do padrão, mantendo a qualidade UNS Idiomas.
Sobre a empresa:
A UNS Idiomas é uma rede especializada no ensino da língua inglesa em 18 meses, com foco no público jovem o pré-executivo que busca o sucesso profissional através da fluência no idioma. Atualmente a UNS Idiomas está entre as seis melhores franquias de idiomas do Brasil, de acordo com o ranking da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e recebeu o selo de cinco estrelas sobre os serviços prestados. A rede existe desde 2003 e já possui 38 unidades abertas e mais de 10 em processo de implantação e abertura para os próximos quatro meses, em nove estados brasileiros.
site: www.unsidiomas.com.br